logo RCN

Transplante e Doação de Órgãos e Tecidos

Transplante e Doação de Órgãos e Tecidos: quem tem ?coração? faz.

"A mais triste das vidas e a mais triste das mortes, são a vida e a morte do homem que não tem a coragem de morrer pelo bem, quando por ele não possa viver" (Rui Barbosa).

O transplante é um procedimento cirúrgico que consiste na troca de um órgão de um paciente doente (Receptor) por outro órgão normal de alguém que morreu (Doador). Os transplantes intervivos são realizados com menos freqüência. Os mesmos são realizados, somente, quando outras terapias já não dão mais resultados, sendo para alguns, a única alternativa de continuar vivendo.

A doação de órgãos é um ato pelo qual você manifesta a vontade de que, a partir do momento de sua morte, uma ou mais partes do seu corpo (órgãos ou tecidos), em condições de serem aproveitadas para transplante, possam ajudar outras pessoas.

Quem pode ser doador?

A doação pressupõe critérios mínimos de seleção: Idade, o diagnóstico que levou à morte clínica e tipo sangüíneo são itens estudados do provável doador para saber se há receptor compatível. Não existe restrição absoluta à doação de órgãos a não ser para aidéticos e pessoas com doenças infecciosas ativas. Em geral, fumantes não são doadores de pulmão. 

Quais partes podem ser aproveitadas para transplante?

O mais freqüente: 2 rins, 2 pulmões, coração, fígado e pâncreas, 2 córneas, 3 válvulas cardíacas, ossos do ouvido interno, cartilagem costal, crista ilíaca, cabeça do fêmur, tendão da patela, ossos longos, fascia lata, veia safena, pele. mais recentemente foram realizados transplantes de uma mão completa. um único doador tem a chance de salvar, ou melhorar a qualidade de vida, de pelo menos 25 pessoas.

Seja você também um doador e comunique sua família e seus amigos do seu desejo de salvar outras vidas...

Thaise Alana Goronzi

Lais Paula Goronzi

Mariana Pereira Martendal

Carla Cavaler Garcia

E-mail: thaise_g@yahoo.com.br ou

 enfufsc@htmail.com

 

Anterior

Baile na Vila 7 de Julho ? município de Capinzal

Próximo

Ipira- 41 anos

Deixe seu comentário