logo RCN
O TEMPO jornal de fato

Tire suas dúvidas sobre o Universidade Gratuita

O Universidade Gratuita é um programa do  Estado de Santa Catarina que oferece assistência financeira estudantil para estudantes do Ensino Superior e, entender sobre as exigências, é fundamental para que o estudante consiga e mantenha a bolsa de estudo.

Quem for contemplado no programa, deve assinar mensalmente o “Recibo de Assistência Financeira Estudantil”, ter aproveitamento acadêmico de 75% nas disciplinas cursadas no semestre anterior e prestar serviço à população do Estado, sendo de 20 horas por mês de benefício recebido, durante a graduação ou até dois anos depois. Em caso de descumprimento, será necessário devolver os recursos utilizados.

O benefício da bolsa tem duração até o final da graduação, porém é necessário fazer a renovação em todos os semestres. Caso troque de curso, o estudante deverá concorrer ao programa novamente.

Para concorrer ao Universidade Gratuita, o primeiro passo é estar regularmente matriculado na Unoesc, em um dos cursos de Graduação cadastrados no programa, em diversas áreas do conhecimento. Após isso, assim que as inscrições para o programa estiverem liberadas, o estudante deve se cadastrar no sistema do Governo do Estado e enviar a documentação ao Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), do campus em que irá cursar a graduação.

Para concorrer, o interessado deve ser natural de Santa Catarina ou comprovar residência no estado há mais de cinco anos, contados retroativamente a partir da data de ingresso na Universidade.

São requisitos ainda: ser a primeira graduação cursada com recursos públicos estaduais, desconsiderando para esse fim os cursos de licenciatura curta; o estudante ser, preferencialmente, oriundo do Ensino Médio ou equivalente de escolas das redes públicas de ensino catarinenses ou de instituições privadas, com bolsa integral ou parcial; comprovar ser hipossuficiente, segundo o Índice de Carência (IC), ou seja, não possuir condições e recursos econômicos suficientes; e possuir renda familiar per capita inferior a oito salários mínimos para o curso de Medicina ou renda familiar per capita inferior a quatro salários mínimos para demais cursos.

Mayelle Hall

Alessandra de Barros

Assessoria de Imprensa

Marketing e Comunicação Unoesc Joaçaba

VÍDEO QUE CIRCULA EM REDES SOCIAIS CLASSIFICA TREZE TÍLIAS COMO UMA DAS CIDADES MAIS BELAS DO ESTADO Anterior

VÍDEO QUE CIRCULA EM REDES SOCIAIS CLASSIFICA TREZE TÍLIAS COMO UMA DAS CIDADES MAIS BELAS DO ESTADO

Carnaval de Joaçaba: prefeitura de Zortéa recebe inscrições para desfile até o próximo dia 02/02 Próximo

Carnaval de Joaçaba: prefeitura de Zortéa recebe inscrições para desfile até o próximo dia 02/02

Deixe seu comentário