logo RCN

Técnicos da Guatemala visitam Ourenses

Técnicos da Guatemala visitam produtores Ourenses

       Ouro - Três engenheiros agrícolas da Guatemala estiveram no dia 19 de novembro, quarta-feira, no período da manhã, visitando quatro famílias de agricultores da Microbacia do Rio Pinheiro.

       Os guatemaltecos tinham como objetivo conhecer o trabalho realizado pela Epagri no Projeto Microbacias 1, desenvolvido no período entre 1993 a 1998, voltado ao meio ambiente, agregação de valor e associativismo.

       As famílias visitadas foram: Paulo Faccim, na nascente do Rio Pinheiro, onde foi mostrado uma biosterqueira para fermentação e depósito de desejos suínos; Delvina Masson Dambrós, onde observaram uma pequena agroindústria de frutas, legumes, verduras e licores; Nilo Masson, contando com a presença de um grupo de agricultores da comunidade foram mostrados dois equipamentos adquiridos coletivamente; e Rolindo Masson, onde observaram um fonte de água modelo Caxambu.

       Os extensionistas da Epagri local ofereceram todas as informações em cada visita de como foi conseguido efetivar as ações junto às famílias pertencentes a Microbacia.

       Esta foi a terceira missão internacional que visitou Ouro, com o objetivo de colher subsídios para adaptar as suas necessidades locais, relativamente à implantação de projetos no modelo de gestão geográfica definido por Microbacias Hidrográfica.

        Os visitantes  gostaram do que viram e ao final o engenheiro Byron Otoniel Ramos Sánchez, disse que para a realidade deles o que mais valeu a pena foi a forma de associativa de adquirir máquinas, pois em seu país os pequenos agricultores possuem de 1 a 2 hectares e isso individualmente inviabiliza a introdução de equipamentos modernos. Esta forma associativa deverá ser o nosso caminho para levar aos agricultores, máquinas e equipamentos, afirmou o engenheiro.   

        Objetivo dos universitários visitarem essas spropriedades: aproximar a prática pedagógica da realidade do mercado e da comunidade externa;

produzir conhecimentos a partir de experiências práticas; relacionar conteúdo estudados no curso com práticas observadas; desenvolver capacidade de análise de experiências.

 

Anterior

Ouro organiza nova compra de alevinos

Próximo

Esbanjando charme e elegância

Deixe seu comentário