logo RCN

Sopelsa embarca para a Itália

Sopelsa embarca para a Itália com a missão de abrir mercado europeu

Florianópolis ? 19/01/2004 ? O secretário estadual da Agricultura e Política Rural, Moacir Sopelsa, embarcou às 11h25min. da terça-feira (dia 20) para a Itália tendo como um dos desafios tentar abrir o exigente mercado europeu para os produtos agrícolas catarinenses. Na companhia de lideranças e dirigentes ligados ao setor produtivo, ele manterá durante os três dias que permanecerá em Roma e Milão uma seqüência de reuniões com representantes da cadeia consumidora italiana, que até então opta em sua maioria por alimentos produzidos pelos Estados Unidos. ?Sabemos de todas as restrições que existem, mas vamos com a confiança de avançarmos de maneira importante nessa negociação que queremos estabelecer?, anuncia Sopelsa.

      Entre as autoridade que vai se encontrar, o secretário se reunirá com o presidente da Organização Internacional de Epizootias (OIE), principal entidade mundial no campo da sanidade animal. Com Romano Marabelli, Moacir Sopelsa tratará de todas as questões sanitárias de interesse de Santa Catarina e pedirá apoio no sentido de abertura de mercado. O secretário deverá, também, solicitar ao presidente da OIE, que declare o Estado ?Área Livre da Doença de Aujezsky?, mal que afeta os suínos e que em 24 de dezembro de 2002 provocou a suspensão das exportações por seis meses.

    Atualmente, o único pais da Europa que compra suínos de Santa Catarina é a Holanda que em 2003 importou 526,6 toneladas. quanto a frangos, alguns países como a própria Itália, Alemanha, França, Bélgica, Dinamarca e Espanha adquirem o produto e seus derivados. O secretário Moacir Sopelsa retornará ao Brasil (Florianópolis no dia 25, domingo.  

Anterior

Dragon

Próximo

Ludovino Soccol

Deixe seu comentário