logo RCN

SOBRE LER... LEITURA E HISTÓRIAS SEMPRE!!!...

  • - Evani Marichen Lamb Riffel (Pedagoga e Psicopedagoga).

Por Evani Marichen Lamb Riffel Escritora, Pedagoga, Psicopedagoga

Caros(as) Leitores e Leitoras, falar de Leitura, sua importância e a base sólida da aprendizagem da criança, rebusca um texto que ilustra a importância do ler e da leitura desde a mais tenra idade... E sempre... No decorrer da vida! 

     Bons livros lidos pelos pais, avós, professores, contações de histórias abertas ao público, leitura de imagens com reconto oral, hora da leitura, presentear os pequenos leitores com Livros, estimular o carinho, o amor, o companheirismo com o objeto Livro.

      O Livro que fala, que abre caminhos, abre a mente para um olhar multilateral, multidimensional, multidisciplinar... Sempre!!! Muitos livros no contexto infantil, juvenil e pela vida afora!

     Os leitores em potencial, são sim, os mais argutos conhecedores do fazer, como fazer, para quê fazer!

      Porém... Contudo... Todavia... Como formar, incentivar,  encaminhar, despertar o gosto leitor na criança, num mundo tão atrativo em tecnologias, em cores e imagens?

      Ter livros nas mãos: estímulo, intervenção, mediação, formação, familiarização, animação, referências, instigação, livre escolha, direcionamento, se como nos apresenta COLOMER, Tereza. in Andar entre Livros, todos esses termos se referem a intervenção dos adultos de abrir, mostrar os livros às crianças, é aí de fato, demonstrada clareza na preocupação de formar o indivíduo leitor.

       -Uma tarefa de pais em primeiríssimo lugar!

Outro dia me chamou a atenção um pai com seu filho menor, (em idade pré- escolar), ambos na Biblioteca.

      O pai, junto ao menino, escolhia e retirava livros infantis.

      -Que lindeza!!! Apreciei o pai a me dizer que faz isso semanalmente, que o pequenino além de apreciar a contação de histórias na Biblioteca Pública Municipal de Capinzal, às quinta- feiras em sessão às 17:30h e às 18h, ainda leva histórias para casa, a serem contadas por papai e mamãe!... Aplausos para estes pais maravilhosos despertando o gosto leitor na criança. Este pai disse com orgulho: -Meu filho adora livros e histórias!

      Me atrevo a completar que esta criança gosta tanto dos livros como de seus brinquedos favoritos, porque alguém faz isso acontecer muito antes dela ir para a escola ou de ser alfabetizada. Ela lê, ela gosta, ela se encanta! Ela, a criança, cria um vínculo afetivo com este, que com certeza será um amigo inseparável pela vida afora: o amigo livro, no diálogo autor/leitor.

      A viagem fantástica de carona com um bom livro é lazer, é cultura, é conhecimento, é suspense, é emoção...

      A leitura... O ler... O contar histórias, desde a gestação quando mamãe conta histórias alimentadas pelo cordão umbilical cria vínculos afetivos sólidos, borda uma história de amor, dedicação, carinho, respeito, afeto... Valoração entre o Livro e os personagens desta nova história, numa colcha bordada de vastos jardins primaveris!...

Curso de Odontologia estabelece parceria com a UFPR em ação de prevenção à doença gengival Anterior

Curso de Odontologia estabelece parceria com a UFPR em ação de prevenção à doença gengival

Renovação da frota Próximo

Renovação da frota

Deixe seu comentário