logo RCN
SAÚDE DA MULHER

Senar/SC envolve mais de 150 mulheres em atividades de prevenção

  • - Produtoras rurais tiveram um dia de educação e lazer, com espaço da beleza.

Evento especial no norte do Estado reuniu produtoras rurais de Major Vieira em palestras e ações educativas e de lazer

Para alertar as mulheres do campo sobre a importância dos cuidados com a saúde, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), levou o programa Saúde da Mulher Rural para o município de Major Vieira na última semana, no norte do Estado.  O dia foi dedicado a elas e reuniu 152 mulheres das comunidades de Rio Novo, Rio Vermelho, Serra Preta, Colônia Ruthes e Lageado Liso.

O programa contou com coleta de Papanicolau, testes rápidos para Sífilis, HIV, Hepatite B e C, palestras sobre prevenção ao câncer do colo do útero, atitudes para uma vida saudável, autoestima e violência contra a mulher, além do espaço da beleza que disponibilizou gratuitamente às mulheres corte de cabelo, manicure, maquiagem e massagens.

De acordo com a supervisora do Senar/SC na região norte, Carine Weiss, o evento homenageou as participantes pelo Dia da Mulher e oportunizou acesso à saúde e ao lazer às moradoras das comunidades mais distantes do município. "Foi extremamente importante atingir essas comunidades longínquas, que têm mais dificuldade em participar dos eventos. A ação dá acesso a várias atividades, em um momento de conscientização e cuidados com a saúde que é muito importante para elas. Foi uma oportunidade única para essas comunidades e essas mulheres convidadas. Essa é a maior relevância do evento", destaca Carine.

Segundo a supervisora, além de reforçar questões sobre a prevenção ao câncer de colo de útero, câncer de pele, qualidade do sono, hábitos alimentares e exercícios físicos, o programa abordou duas questões que preocupam o Estado: a violência contra a mulher e o suicídio. As policiais militares que integram a Rede Catarina de Proteção à Mulher, soldados Meillin de Andrade e Marielle Gusrtinski, palestraram no evento sobre a legislação e o acesso aos direitos em casos de violência doméstica e feminicídio.

"Em Santa Catarina temos um índice altíssimo de feminicídio e informar as mulheres do campo sobre o tema é muito importante, porque elas vivem em áreas distantes dos órgãos de segurança e muitas vezes têm dificuldade em denunciar ou pedir proteção. Outro assunto relevante abordado foi o suicídio, uma preocupação em Major Vieira, que convive com altos índices. Foi um evento muito completo e esclarecedor", ressalta Carine.

Para a técnica do Senar/SC e responsável pelos programas de saúde Gisele Kraieski Knabben, as ações do projeto garantem mais qualidade de vida às mulheres do campo. "O programa busca sensibilizar e conscientizar as mulheres, promovendo a saúde física e mental e provocando mudanças de comportamentos que impactam diretamente na vida delas", sublinha Gisele.

Também participaram do evento o prefeito de Major Vieira, Orildo Severgnini, os secretários municipais da Assistência Social, Saúde e Agricultura, além do presidente do Sindicato Rural do município, João Francisco de Mattos.

EM 2019

Segundo o presidente do sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, em 2019, foram atendidas 2.426 produtoras no programa Saúde da Mulher Rural em 10 municípios catarinenses. No ano passado foram realizados 1.701 exames de Papanicolau; 227 vacinas; 247 testes rápidos de Sífilis, 427 de HIV e 442 de Hepatite B e C; e 47 atendimentos nas áreas de oftalmologia, odontologia e nutrição.

Para este ano, estão programados mais 13 eventos que auxiliarão aproximadamente 1.800 produtoras rurais em todo o Estado.

"Além de promover os cuidados e o bem-estar físico das mulheres, o programa melhora a autoestima e oportuniza troca de experiências e mais qualidade de vida no campo", enfatiza Pedrozo. 

De acordo com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, uma das preocupações do programa é alertar as mulheres sobre a importância dos cuidados com doenças mais graves como o câncer do colo do útero. "A orientação é fundamental e contribui para o bem-estar das participantes. Oportunizar o acesso ao conhecimento é a grande contribuição do Senar, por meio deste programa", destacou.

 

MARCOS A. BEDIN

Registro de jornalista profissional MTE SC-00085-JP

Matrícula SJPSC 0172

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Sopelsa debate reforma da previdência na ACIF em Florianópolis Anterior

Sopelsa debate reforma da previdência na ACIF em Florianópolis

'Doce Natal de Caibi' transforma turismo de eventos do extremo oeste catarinense Próximo

'Doce Natal de Caibi' transforma turismo de eventos do extremo oeste catarinense

Deixe seu comentário