logo RCN

Saúde

Fisioterapia para crianças e adultos

A Clínica-Escola de Pesquisa e Atendimento em Fisioterapia (CEPAF) da Unoesc Joaçaba atende em dois endereços. Localizada no campus universitário, no bloco IV, está à disposição da comunidade a clínica de neurologia. Lá os pacientes encontram tratamento para casos como traumatismo crâneo-encefálico (TCE), acidente vascular cerebral (AVC), doenças degenerativas do sistema nervoso, má formação congênita e reabilitação pós-cirurgia de câncer de mama. A clínica de neurologia presta por mês cerca de 160 atendimentos.

A clínica de ortopedia funciona no bloco da Saúde, em frente ao SESI, e oferece atendimento nas áreas de ortopedia, traumatologia e sistema respiratório. Nessa clínica são prestados, todos os dias, em torno de 55 atendimentos.

A professora Marizete Comaretto, de Herval d?Oeste, veio trazer o filho de apenas dez meses para a terceira sessão. ?Vim por indicação do pediatra e estou gostando. O ambiente é confortável e o atendimento também é muito bom?.

Dona Lurdes Tesser sofreu um derrame há seis anos e freqüenta as sessões de fisioterapia duas vezes por semana. Ela conta que adora participar das sessões. ?Aqui sou muito bem tratada?.

Outra paciente satisfeita com o tratamento é a estudante de Capinzal, Elaine Moraes, 20 anos. Elaine teve o lado direito do corpo paralisado após um acidente de carro e iniciou o tratamento de reabilitação na clínica de fisioterapia da Unoesc. ?Tenho certeza que esses alunos serão ótimos profissionais?.

A aluna da 8ª fase, Patrícia Zago, aproveita os momentos de convívio com os pacientes para se familiarizar com a profissão que vai exercer a partir do ano que vem. ?Os estágios são muito positivos; é possível assimilar melhor os conteúdos que já vimos em sala de aula?. Deivisi Mussio, também da última fase, vê na clínica de fisioterapia um bom exemplo do crescimento ocorrido na universidade nos últimos tempos. ?A Unoesc está sempre investindo. A demanda de pacientes não pára de crescer e isso é muito bom para os alunos?.

A professora Raquel Bogo Specht, coordenadora da Clínica de Ortopedia, destaca a importância social da CEPAF. ?Nosso principal objetivo é o de atender a comunidade carente e proporcionar aos alunos o contato direto com os pacientes através das atividades fisioterapêuticas?. Para a professora Fabiane Dell?Antonio, que coordena a Clínica de Neurologia, o estágio com qualidade faz a diferença no profissional. ?As clínicas da Unoesc oferecem uma estrutura de qualidade para o estágio dos acadêmicos. Os alunos estão muito bem assessorados e encontram excelente espaço, aliado a modernos equipamentos?.

A Clínica de Neurologia atende de segunda a quinta-feira, nos períodos da manhã e tarde, e a Clínica de Ortopedia presta atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 9h40 e das 13h30 às 16h. Os interessados devem, antes, passar pela triagem que é realizada no NAC ? Núcleo de Atendimento Comunitário, na Rua Tiradentes, Centro ? Joaçaba.  Mais informações pelos fones (49) 551-2058 ou 551-2056

 

 

 

 

Lançamento das Atividades do ENINT na UNOESC Xanxerê

 

Em uma resposta efetiva às demandas apresentadas pelos empresários de Xanxerê, em virtude de avaliação efetuada via pesquisa de iniciação científica em 2002, a Unoesc Xanxerê passou a oferecer, em parceria com o Escritório de Negócios Internacionais ? ENINT, da Unoesc Joaçaba, diversos serviços de apoio ao exportador.

            Em cerimônia realizada na Unoesc Xanxerê, na noite de 20 de agosto, em que estiveram presentes empresários, acadêmicos e professores, foi possível apresentar os objetivos e resultados já alcançados com essa ação, que foi iniciada em abril de 2004 e já conta com cinco empresas recebendo apoio direto para o ingresso no mercado externo, via prestação de serviços pelo ENINT e acadêmicos formandos do curso de Comércio Exterior da Unoesc Joaçaba.

            Já estão sendo apoiadas as empresas Amaiss Sabores e Misturas - Indústria, Comércio e Serviços Ltda (Chamais), Escadas Santa Catarina Ltda, Francine Covatti ? EPP, Ilitália Indústria Comércio Importação e Exportação Ltda e INCOFIBRA Indústria Comércio e Equipamentos de Fibra Ltda.

            Para o coordenador do ENINT, professor Eliandro Gustavo Bortoluzzi, essa ação, apoiada diretamente pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unoesc Xanxerê, dirigida pelo Professor Nestor Fernandes da Silva, desencadeia uma importante contribuição para o ingresso efetivo das empresas no mercado externo, evidenciando mais uma ação de apoio ao desenvolvimento regional desta universidade.

 

 

Professores de Língua Inglesa se reúnem na Unoesc

 

No próximo sábado, dia 11, a APLISC ? Associação dos Professores de Língua Inglesa de SC ? Regional de Joaçaba, promove o primeiro encontro de aperfeiçoamento para professores da região. O encontro busca oferecer aos professores, suporte para as atividades em sala de aula.

A APLISC é formada por duas regionais, uma em Tubarão (que conta com  o apoio da Unisul), a regional de Joaçaba (apoiada pela Unoesc) e a central, considerada a célula mãe da associação, em Florianópolis (que tem o apoio da UFSC).

As inscrições podem ser feitas até o dia 11, pelo telefone (49) 551-2023. Sócios não pagam. O encontro de aperfeiçoamento acontece no Auditório do Bloco V (Jurídico) da Unoesc Joaçaba.

 

Professores participam  de mais uma etapa do projeto Profissionalização Continuada

 

O NAP (Núcleo de Apoio Pedagógico) da Unoesc Joaçaba promoveu, no dia 26 de agosto, mais uma etapa do projeto Profissionalização Continuada dos Docentes da Unoesc Joaçaba. ?A cada dia que passa, fica mais visível a necessidade da profissionalização do professor universitário quanto ao seu desempenho em sala de aula; por isso, a Unoesc Joaçaba, através do NAP, com o apoio da professora e pesquisadora em Educação, Drª Léa das Graças Camargo Anastasiou, lançou este projeto oferecendo, inicialmente, cem vagas divididas em dois grupos de 50 professores?, afirmou a coordenadora do NAP, professora Noemia Bonamigo Pizzamiglio.

Os encontros acontecem uma vez por mês, com exceção dos meses de dezembro e fevereiro, quando são promovidos três encontros em cada mês. No encontro de agosto, a professora Lea discutiu ?da visão de ciência à organização curricular?. O próximo encontro acontece no dia 20 de setembro.

 

 

UNIVERSO PESQUISA

 

 

Incidência de traumatismo dentário e fatores associados em

escolares de Joaçaba - SC, 2001-2004

 

Legenda: Os alunos de Odontologia Roberto e Karina com o prof. Jefferson

 

Pesquisador: Prof. Dr. Jefferson Traebert

Acadêmicos: Karina Matté e Roberto Meurer

 

O Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva, juntamente com o Programa de Mestrado em Saúde Coletiva da Universidade do Oeste de Santa Catarina, está desenvolvendo diversas pesquisas científicas na área da saúde, de alto interesse científico para a comunidade de nossa região.

Uma dessas pesquisas avalia os aspectos relacionados à ocorrência do traumatismo dentário - fraturas de dentes devido a impactos, principalmente. O traumatismo dentário está entre os eventos e agravos à saúde bucal que tem despertado interesse da comunidade científica nos últimos anos. O aumento dos níveis de violência, do número de acidentes de trânsito e uma maior participação das crianças em atividades esportivas, contribuem para transformá-lo em um sério problema de saúde pública. Ainda, uma maior disponibilidade e acesso a equipamentos de lazer com potencial de risco vêm aumentando muito o número de casos.

O traumatismo dentário afeta uma grande parte da população infantil e pode causar forte impacto sobre a qualidade de vida das crianças e jovens. Injúrias ao dente e à face são traumáticas não somente no sentido físico como também no sentido emocional e psicológico, levando à ansiedade e à angustia do indivíduo e dos pais, pois em sua maioria são afetados os dentes da frente. Um dente anterior fraturado pode levar à incapacidade física, como dificuldade na mastigação e fonação, além de proporcionar embaraço social e psicológico como evitar sorrir, afetando o relacionamento social. Além disso, devido a sua alta ocorrência, o traumatismo dentário tem sido responsável por uma grande percentagem de procura por serviços de urgência odontológica.

Estudos de incidência do traumatismo dentário são relativamente raros na literatura e, no Brasil, inexistem dados publicados relatando o número de casos novos em determinado período de tempo em uma mesma população. Assim, o objetivo desta pesquisa em andamento é conhecer a incidência do traumatismo dentário em adolescentes no município de Joaçaba, após um período de três anos, além de testar possível associação com fatores socioeconômicos e demográficos, com o propósito de contribuir para a elucidação do comportamento do traumatismo dentário e seus fatores de risco na nossa região.

 

 

SAÚDE 10

 

Está em pleno funcionamento um dos programas sociais da Unoesc Joaçaba, o projeto Saúde 10. O programa tem como finalidade prestar serviços de atendimento a crianças e adolescentes, adultos e idosos carentes da comunidade de Joaçaba e região, transformando-se em um instrumento de combate à exclusão e de construção da cidadania, através da prática de atividades físicas, esportivas e de lazer. O programa é desenvolvido nos espaços esportivos disponíveis na comunidade, como o Centro de Eventos da Unoesc e o Complexo Esportivo do SESI.

Através de várias parcerias (SAE, UNIMED, COLMEIA CENTER, GRUPO PEGORARO, GRAFISA, LIONS e PREFEITURA MUNICIPAL DE JOAÇABA), o projeto Saúde 10 oferece merenda para as crianças, aulas de tênis e, também, viabiliza a arrecadação de calçados para a prática adequada de atividades recreativas e de lazer.

 

 

Trio de artistas plásticos de Concórdia expõe na Biblioteca Universitária

 

Artistas levam os suínos e as aves para as telas

 

O grupo concordiense Oficina Independente de Arte Cabeça Oca, formado pelos artistas plásticos Claudia Marcon, Rudinei Scaranto Dazzi e Sandra Poletto, está com uma exposição no Espaço Cultural da Biblioteca Universitária. São oito painéis de 1,45 x 1,85, pintados com tinta acrílica sobre eucatex totalmente dedicados à suinocultura e avicultura e, ainda, mais curioso do que as fontes de inspiração dos artistas é o fato de todas as telas terem sido pintadas pelos três ao mesmo tempo, trabalho que desenvolvem desde 1997. O grupo realiza um trabalho inédito, segundo Sandra ?é muito difícil artistas trabalharem juntos, executando o mesmo trabalho?. Nesta exposição, o trio explora o universo agrícola.

A idéia de retratar as duas principais atividades econômicas do Oeste de Santa Catarina surgiu a partir de um convite feito durante a Festa Nacional do Leitão Assado em Concórdia, em 2002. O Cabeça Oca foi convidado para pintar camisetas e pequenos quadros tendo como temas o frango e o suíno, principais produtos da festa. O grupo, então, decidiu pintar as telas ao vivo, diante do público da festa.

A mesma exposição passou pela Assembléia Legislativa e pelo Espaço Vip da Perdigão, em Videira, na comemoração dos 70 anos da empresa. ?O objetivo do grupo é popularizar a arte?, afirma Sandra que, além de arquiteta, é também professora da Unoesc Joaçaba. Claudia é advogada e Rudinei também é arquiteto. A exposição fica na Biblioteca da Unoesc até o dia 10 de setembro.

 

 

 

Alunos de Administração visitam a Usina Hidrelétrica de Campos Novos e a Copercampos

 

No dia 28 de agosto, os acadêmicos da 4ª fase de Administração, acompanhados pela Profª Roseli Rocha Moterle, realizaram uma visita à Usina Hidrelétrica de Campos Novos. Durante a visita, os acadêmicos conheceram toda a obra e toda a estrutura para o desenvolvimento desse tipo de construção. Na seqüência, o grupo foi até a Copercampos. Além da visita à cooperativa, os alunos conheceram, através da explicação dos funcionários que trabalham com a parte de informática, todo o funcionamento do Sistema de Informações da empresa, o que segundo a profª Roseli, ?veio ao encontro do conteúdo que é trabalhado em sala de aula, na disciplina de Administração de Informação,  dando um embasamento prático excelente para os acadêmicos, proporcionando uma aprendizagem mais ampla e completa?.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anterior

Campo de futebol do Bairro São Cristóvão

Próximo

Festa de São Cristóvão de Capinzal

Deixe seu comentário