logo RCN

Programa do IMA contribui para criação de sistema do Ministério do Meio Ambiente

  • - Programa do IMA contribui

SINIR - Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos

Lançado na última quarta-feira, 26 de junho, em Brasília, no Ministério do Meio Ambiente, o SINIR - Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos - tem  muito de Santa Catarina, desde a sua concepção.

Durante a cerimônia de lançamento do projeto, autoridades diversas, inclusive o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, enfatizaram que a criação do SINIR utilizou elementos do Sistema de Controle de Movimentação de Resíduos e de Rejeitos (MTR), desenvolvido desde 2016 pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA).

Ao longo dos anos, os significativos resultados tornaram o MTR referência no país ao mapear e monitorar cerca de 10 milhões de toneladas de resíduos produzidos anualmente. O sucesso do programa ultrapassou as fronteiras catarinenses, chamando a atenção para outros estados. O Sistema foi levado a outras unidades da federação por meio de convênios como o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Amazonas. 

No lançamento do SINIR nesta quarta-feira, 26 de junho, em Brasília, constatou-se a necessidade de difusão do Sistema e adesão ao MTR por parte de todos os estados brasileiros. O presidente do IMA, Valdez Rodrigues Venâncio, colocou o órgão à disposição a cooperar para a disponibilização e expansão do .

"Totalmente desenvolvido pelos técnicos do IMA, por meio do Sistema MTR é possível acompanhar, monitorar e garantir a destinação correta dos resíduos, o que é fundamental para contribuir com um ambiente mais equilibrado e saudável. E expandir esse programa para todo o país é mais que uma honra para o Instituto, mas uma missão", destacou o presidente do órgão ambiental catarinense.

Sistema MTR

Em operação desde 2016, o Sistema MTR monitora resíduos sólidos da área industrial, comercial, de serviço e da área da saúde. Para isso, o prestador de serviço deve gerar um documento que funciona como uma nota fiscal ambiental. Nela, informa o transporte de resíduos, quem está transportando e qual o destino. Por fim, quem recebe dá baixa no sistema, fechando o ciclo. Atualmente, o programa possui mais de 45 mil usuários.

Claudia Xavier
Assessoria de Imprensa IMA
Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina

Governo do Estado terá mais de 250 metas de gestão monitoradas por indicadores Anterior

Governo do Estado terá mais de 250 metas de gestão monitoradas por indicadores

Programa do Sebrae auxilia empresários a implantar um modelo de gestão baseado Próximo

Programa do Sebrae auxilia empresários a implantar um modelo de gestão baseado

Deixe seu comentário