logo RCN

PROERD forma 84 alunos no município de Zortéa

Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência

A solenidade aconteceu no Ginásio Municipal de Esportes Pedro Raimundo Hilgert (o Camomila), a partir das 19 horas da quinta-feira, 08 de julho, sendo um evento do 3º Pelotão da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar de Campos Novos.

       Foram 84 crianças participantes do PROERD ? Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.

      A Mesa de Honra foi assim composta:

-          2º Tenente  PM Daniel Nunes da Silva/Comandante do 3º Pelotão PMD de Campos Novos;

-          Alcides Mantovani/Prefeito de Zortéa;

-          João Reginaldo Cesa/representante da Câmara Municipal;

-          2º Sargento Lorival Moreira dos Santos/Comandante do Destacamento da PM de Zortéa;

-          Anny Elizabeth May/Investigadora e responsável pela Delegacia de Polícia de Zortéa;

-          João Marcelo Guarez Pereira/Secretário Municipal de Educação;

-          Antonio Vilmar Varella/Secretário Municipal de Saúde;

-          Antenor Viecíli e Maria Salete Toldo Viecíli/casal representante dos demais Pais Proerdianos.

        O Grupo Escola Municipal Horizonte Núcleo I e o Grupo Escolar Municipal Horizonte Núcleo II foram os estabelecimentos de ensino que durante o 1º Semestre de 2004 participaram do PROERD, obtendo êxito na formatura.

       Sinopse do Programa: O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), tendo como modelo o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), desenvolveu-se no Brasil com o objetivo primordial de atuar na prevenção do uso de drogas por crianças e adolescentes. 

     Diante do crescente poder de atração das drogas, que ilude e engana nossas crianças, jovens e adultos, as organizações Governamentais e não governamentais, que relacionados direta ou indiretamente a segurança pública, têm se empenhado, de várias formas, com investimentos altíssimos, afim de coibir as ações criminosas neste sentido, as quais, conforme os indicadores vêm de forma assustadora destruindo nossa sociedade. Todas estas ações têm representado efeito, porém, não bastam, face à ousadia e sotisficação do crime organizado, em nível mundial.

     Concluiu-se desta forma, que os esforços encontram maior eficiência quando se adota uma postura educacional, preventiva de cunho estratégico.

      O PROERD com sua missão de educar as crianças no seu habitat, reunindo esforços, ou seja, Família, Polícia e Escola, foi fator reponderante que motivou em 1983 a criação do D.A.R.E., pelo Distrito Escolar e Departamento de Polícia de Los Angeles ? EUA ? para, de forma didática e pioneira, atuar na prevenção do uso de drogas pelas crianças e adolescentes.

      O projeto desenvolvido por um grupo composto por psicólogos em todos os Estados Norte Americanos, como posteriormente em mais 40 Países conveniados ao programa.

      No Brasil o D.A.R.E. chegou em 1992, através da Polícia Militar do Rio Grande do Sul, e em 1993 pela Polícia Militar de São Paulo o nome em Português de PROERD.

      Atualmente, alguns estados da federação, através de suas Polícias Militares adotaram o PROERD, entre eles Santa Catarina.

       O PROERD teve início em Santa Catarina em março de 1998 na cidade de Lages obtendo resultados significativos, naquele primeiro semestre fazendo com que outras cidades também entrassem no circuito adotando o programa.  Espera-se chegar até o final deste ano, com mais de 450 mil crianças formadas em todo o Estado.

         Aline A. de Oliveira foi a vencedora da Redação, destacamos também as presenças de Rosane Zanon e Patrícia Aparecida Antunes.

        O 2º Tenente PM Daniel Nunes da Silva fez a entrega de prêmio para a aluna Kauane de Oliveira,destaque do 2º semestre de 2003.

      Para firmar o compromisso entre os alunos e a família, escola e Polícia Militar o aluno Proerdiano Júlio Cezar Menegaz fez o juramento e com acompanhamento dos demais alunos formandos.

     Os componentes da Mesa de Honra fizeram a entrega dos certificados, inclusive com homenagens ao som da Sonorização Globo (fone para contato: 557-0259).

      Homenageados com Certificados: João Marcelo Guarez Pereira/Secretário Municipal de Eeducação; Kelly Cristiane dos Santos Menegaz/Diretora do Grupo Escolar Municipal Horizonte I e Ivanilda Kantovick/Diretora do Grupo Municipal Horizonte II, juntamente com as professoras Roseli Antônia Bernardi e a Sra. Lurdes Togni Alves; sendo homenageados pelo prefeito Mantovani e o Tenente Daniel.

      O Tenente Daniel prestou homenagem ao colaborador Alcides Mantovani, lhe entregando troféu.

      Após a solenidade, foi servido um coquetel na Lanchonete Aquarius, a todos aqueles que prestigiaram o acontecimento.   

Anterior

Em Lacerdópolis, Microbacia já é realidade

Próximo

10ª Noite Italiana de Piratuba

Deixe seu comentário