logo RCN

PRINCIPAIS LESÕES EM CORREDORES

  • - Michael Maschio

       A corrida é um dos esportes mais populares no mundo, e no Brasil o número de praticantes vem crescendo nos últimos anos, aproximadamente 5% da população brasileira pratica corrida de rua, o que equivale a cerca de 10 milhões de corredores.        Muitas pessoas que buscam hábitos de vida mais saudáveis, como por exemplo, melhorar a saúde e a capacidade física, escolhem a corrida como modalidade de exercício, considerada uma atividade física de baixo custo e fácil execução.

        Muitos são os benefícios da corrida, entre eles a melhora cardiorrespiratória, melhora hormonal, diminuição do estresses, melhora do sono, melhora do humor, diminuição da pressão arterial entre outras, mas em contra partida assim como em todos os esportes também existem as  lesões.

       Alguns estudos já foram realizados com o objetivo de se identificar possíveis fatores de risco de lesão em corredores. Existem dois tipos principais de fatores que podem influenciar o surgimento de lesões na corrida: a) os fatores intrínsecos (ou não modificáveis), como idade, gênero, fatores antropométricos, anatômicos, biomecânicos e lesões prévias; e b) os fatores extrínsecos (ou modificáveis), que são os fatores relacionados com as características do treinamento.

     As principais lesões da corrida são: Estiramentos e Contraturas musculares, problemas Ósseos como edemas e fraturas por estresse, Fascite Plantar, Síndrome da banda IlioTibial, Síndrome do estresse medial da Tíbia, Síndrome Femoropatelar, tendinopatias do tendão calcâneo e tendão patelar.

     A fisioterapia atua diretamente nestas lesões, seja de forma preventiva ou curativa, o primeiro modo ainda com maior dificuldade pois depende de situações que não compete somente ao profissional fisioterapeuta, já o segundo modo esse sim mais corriqueiro, onde os tratamentos vão desde aplicação de técnicas e aparelhos a fim de promover alivio da dor e melhora da cicatrização, passando por períodos de reforço muscular, treino de marcha e evoluindo até o retorno ao esporte.

Gostou deste assunto, então nos ajude a divulgar essas informações com amigos, colegas, comenta nas redes sociais ou entre em contato para dar sua opinião ou sugestão de temas.

Graduado em Fisioterapia pela UNOESC - Joaçaba - SC

Pós-graduado em Fisiologia do exercício - Universidade Gama Filho - Curitiba - PR

Cursos diversos nas áreas de esportiva e terapias manuais.

Instagran: michael.fisio

Facebook: michael.maschio

Whatsapp: 49 9 99835364

 

 

 

Vereador Bruno parabeniza a empresa Fast de Capinzal: Anterior

Vereador Bruno parabeniza a empresa Fast de Capinzal:

Dívidas de IPVA em Santa Catarina são incluídas pela primeira vez no Prefis Próximo

Dívidas de IPVA em Santa Catarina são incluídas pela primeira vez no Prefis

Deixe seu comentário