logo RCN
O TEMPO jornal de fato

Presidente do Sistema FAESC/SENAR participa do 2º Planalto Norte em Movimento em Monte Castelo

  • (Foto Divulgação) - Presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, falou sobre o atual cenário do leite.

FAE2026-LEITE-EMMOVIMENTO 18/05/2026

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, participou, na última semana, do 2º “Planalto Norte em Movimento: Leite e Negócios”, realizado no Centro de Eventos Ivo Moreira, em Monte Castelo. O encontro foi promovido pelos Laticínios Castelense e pela Prefeitura de Monte Castelo, reunindo produtores rurais, lideranças do agro, autoridades, técnicos e representantes de entidades ligadas à cadeia leiteira.

Durante sua participação, o presidente destacou o atual cenário da atividade leiteira e abordou os desafios enfrentados pelos produtores, especialmente relacionados à instabilidade do mercado, aos custos de produção e à necessidade de políticas públicas voltadas ao fortalecimento do setor. Também enfatizou o potencial do agronegócio catarinense e a importância da inovação e da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) para uma gestão eficiente, competitiva e sustentável às propriedades rurais.

Pedrozo frisou, ainda, que o Sistema Faesc/Senar e os Sindicatos Rurais, por meio da ATeG, vêm transformando propriedades rurais em todo o Estado há uma década com assistência técnica, gestão e desenvolvimento sustentável no campo.

Ao comentar o tema central do evento “Decifrando a instabilidade do mercado de leite: o que especialistas dizem sobre ela, suas expectativas, projeções, apoios e soluções em 2026”, o dirigente manifestou profunda preocupação com o atual cenário. Ele frisou que o setor é marcado pela volatilidade dos preços, aumento dos custos de produção, insegurança de mercado e constantes desafios à sustentabilidade da atividade. Destacou que a cadeia produtiva do leite possui relevância estratégica para a economia regional e estadual, na geração de empregos, na movimentação econômica dos municípios e na permanência das famílias no campo.

O dirigente ressaltou, ainda, que o momento exige atenção contínua, diálogo e ações concretas por parte das instituições, entidades representativas e lideranças públicas, com foco na construção de políticas e medidas que assegurem maior estabilidade, competitividade e segurança aos produtores rurais. Segundo ele, é fundamental buscar soluções que fortaleçam toda a cadeia produtiva para que os produtores continuem investindo, produzindo e contribuindo para o desenvolvimento do agronegócio catarinense.

PLANALTO NORTE EM MOVIMENTO: LEITE E NEGÓCIOS

A programação iniciou com abertura oficial conduzida pelos organizadores. Entre os temas debatidos ao longo do dia estiveram o diagnóstico atual da cadeia leiteira em Santa Catarina, políticas públicas, ações da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa em apoio aos produtores, linhas de crédito subsidiadas, segurança alimentar, investimentos para 2026 e programas voltados ao fortalecimento da produção rural.

Além da Faesc, especialistas e representantes de instituições como Epagri/Cepa, Sindileite, Aurora, Cidasc e Cresol participaram das palestras e debates. Também houve mesa-redonda com prefeitos e lideranças regionais para discutir a importância econômica e social da produção leiteira nos municípios do Planalto Norte.

Estiveram presentes o prefeito de Monte Castelo, Sirineu Ratochinski; o secretário municipal de Agricultura de Monte Castelo, Gustavo Pimentel; a CEO da empresa Laticínios Castelense, Valdirene Homeniuk; além de prefeitos e lideranças de municípios da região.

O sistema sindical rural foi representado pelos presidentes dos Sindicatos Rurais da região: Edmilson Luis Verka, de Canoinhas; Mauro Kazmierczak, de Itaiópolis; João Romário de Carvalho, de Mafra; e João Francisco de Mattos, de Major Vieira.

Também participaram a supervisora regional do Senar/SC, Carine Weiss; a supervisora técnica da ATeG, Taiane Caroline Plautz; e a supervisora em Saúde, Silvia Mroskoviski, bem como os técnicos de campo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) da cadeia leiteira do Sistema Faesc/Senar.

HOMENAGEM AO PRESIDENTE PEDROZO

Durante o evento, o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, recebeu homenagem da Prefeitura Municipal de Monte Castelo em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município, à liderança exercida em defesa do meio rural e à sólida parceria mantida com o setor produtivo local. A honraria destacou, especialmente, as ações e programas desenvolvidos pelo Sistema Faesc/Senar, que têm proporcionado mais conhecimento, oportunidades e qualidade de vida aos produtores rurais.

Na ocasião, o prefeito Sirineu Ratochinski agradeceu ao presidente Pedrozo pelo apoio contínuo ao município e pelo trabalho desenvolvido em conjunto com o Sistema Faesc/Senar em benefício dos produtores rurais de Monte Castelo e região.

SISTEMA FAESC/SENAR EM DESTAQUE

O Sistema Faesc/Senar também participou do evento com um estande para divulgar as ações desenvolvidas em Santa Catarina, os eventos promovidos pela entidade e os treinamentos disponíveis aos produtores rurais em todo o Estado. O espaço contou ainda com a presença da equipe técnica do Saúde no Campo, do Senar Nacional, executado em Santa Catarina pelo Sistema Faesc/Senar, levando informações e orientações voltadas à promoção da saúde e da qualidade de vida no meio rural.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

·        Site: https://bit.ly/faescsenar      

·        Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc      

·        Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar      

·        Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar      

·        YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar      

·        Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/       

 

Foto 13 – Presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, falou sobre o atual cenário do leite. (Foto Divulgação)

Foto 14 – Lideranças do Sistema Faesc/Senar e Sindicatos. (Foto Divulgação)  

Foto 15 – Prefeito Sirineu Ratochinski (Monte Castelo); presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo; supervisora regional o Senar/SC Carine Weiss e prefeito Tafarel Schons (Papanduva). (Foto Divulgação) 

Foto 16 –  Lideranças sindicais e representantes do Sistema Faesc/Senar. (Foto Divulgação)

 

 


MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Jornalista Responsável – Marcos A. Bedin – MTE SC 00085-JP

Rua Nilópolis, 251 D - Bairro Universitário - 89814-510 - Chapecó/SC

E-mail: mb@mbcomunicacao.com.br


O TEMPO jornal de fato desde 1989: 

https://chat.whatsapp.com/IENksRuv8qeLrmSgDRT5lQ

https://www.facebook.com/aldo.azevedo.5/

https://www.facebook.com/otempojornaldefato/

O Tempo de fato (@otempofato) - Instagram

https://www.youtube.com/@otempojornaldefato

Presidente do Sistema FAESC/SENAR participa do 2º Planalto Norte em Movimento em Monte Castelo Anterior

Presidente do Sistema FAESC/SENAR participa do 2º Planalto Norte em Movimento em Monte Castelo

Caminhões baú lideram fretes na região Sul em abril Próximo

Caminhões baú lideram fretes na região Sul em abril

Deixe seu comentário