logo RCN

Ouro: o berço do turismo rural

Rota da Fé

      A Administração Municipal de Ouro através do Prefeito Sérgio Durigon e do Secretário de Indústria ? Comércio e Turismo ? Euclides Celito Riquetti, para maior fomentação da Rota da Fé, no dia 21 de abril, quarta-feira, no feriado de Tiradentes, viabilizaram um passeio por algumas comunidades do interior do Município, tendo como objetivo maior, fazer valer a indústria sem chaminé, a qual não polui e nem agride o meio ambiente: o turismo.   

       No mencionado Roteiro Turístico foram visitados alguns pontos da Rota da Fé, com saída da Prefeitura às 07h e 30min. com retorno por volta das 17 horas, com estada na Cantina Del?Oro, na Vila Unida, aonde foi servido Café Colonial; visita à Fábrica de conservas Dambrós, em Linha Pinheiro Alto; visita à Ervateira Charrua, no Distrito de Santa Lúcia, com almoço de recepção e de boas vindas; visita ao mausoléu de Frei Crespim (Distrito de Santa Lúcia); visita à Gruta de Leãozinho, visita ao sino da Capela de Nossa Senhora da Saúde (colocação do sino no ano de 1927).

      As tradições e a preservação da cultura italiana têm manifestado em Ouro, Grupos típicos como o Píccola Itália Del?Oro e o Grupo de Danças Ítalo-Brasileiro animam festas e eventos.

     Entre festas folclóricas e religiosas, são dezenas de eventos anualmente, como as Procissões de Nossa Senhora dos Navegantes, que ocorre em fevereiro, e a de Nossa Senhora do Caravággio, que acontece em maio.

      As comemorações da emancipação do Município, em abril, iniciam um ciclo que passa pelas festas coloniais e gastronômicas, e finaliza com as festividades natalinas durante o mês de dezembro.

    Uma das faces mais marcantes da colonização é a grande religiosidade. As inúmeras manifestações originaram um circulo de santuários, capitéis e igrejas, dedicados aos mais diversos santos e padroeiros. A Rota da Fé, como é conhecida, passa pelo Santuário de Nossa Senhora do Caravággio, protetora dos colonizadores italianos, e por diversos pontos de peregrinação.  

     Ouro é assim: uma comunidade onde há espaço para a tradição e para o progresso, onde a natureza e a produção partilham o mesmo ambiente, onde o lazer e o trabalho estão integrados. As belezas naturais são inúmeras e a população tem consciência ambiental. Neste segmento, a comunidade de Ouro é exemplar, recebeu o prêmio Fritz Muller pelo seu programa de reciclagem de lixo.

 

Rádio Barriga Verde presente ao vivo

Anterior

Sindicadezal

Próximo

Família Araújo realizará o 1º Encontro

Deixe seu comentário