logo RCN

O Psicólogo na Área da Saúde

ADRIANA ZILIO

         Na realidade brasileira, ainda estamos engatinhando na introdução da Psicologia dentro do quadro mais geral de serviços de saúde a serem prestados à população, assim como nas formas alternativas de se abordar a saúde mental. Podemos pensar nas funções do psicólogo como profissional de saúde seguindo o sistema hierarquizado de saúde:

· Na rede primária: sua integração nos postos de saúde e nas comunidades permite um trabalho preventivo nos cuidados primários em saúde, na saúde materno-infantil (como por exemplo: grupo de gestantes), assessorias ou consultorias a creches, escolas e outras instituições;

· No atendimento secundário: encontramos os ambulatórios e todos os serviços especializados. Já fazem parte desta realidade a atuação do psicólogo nos CAPS/NAPS, assim como em Programas de DST/AIDS, Programa de Saúde do Idoso, etc;

· No nível terciário: estão os hospitais gerais, hospitais psiquiátricos e os centros de reabilitação que estão aptos a desenvolver serviços mais complexos. Hoje existem amplos estudos da psicologia hospitalar. Alguns serviços de psicologia dentro de hospitais gerais visam uma atuação integral sobre a doença somática em crianças e adultos, para que o controle dos aspectos psicológicos favoreça o restabelecimento. Outros têm uma atuação específica ligada a setores como maternidades, UTIs, oncologia, com a preocupação de humanizar os atendimentos, diminuindo os fatores estressores e priorizando as necessidades dos pacientes e seus familiares (numa tentativa de diminuir a lógica de rotina hospitalar). Nos hospitais psiquiátricos, os serviços de psicologia têm permitido que a população portadora de sofrimento psíquico explicite suas demandas por cuidados, evitando assim a medicalização excessiva, que apenas entorpece os problemas e tem relativa resolutividade.

        Com certeza, aqui estão citadas apenas algumas das possibilidades do psicólogo dentro dos três níveis dos serviços de saúde. Há um amplo leque de atuação. Em cada um destes trabalhos há especificidades, dificuldades e obstáculos. A abordagem é geralmente interdisciplinar, realizado por equipes multiprofissionais. É justamente esta abordagem articulada com o trabalho de outros profissionais de saúde, buscando vitalizar o ser humano como ser total, e a integração de recursos preventivos e curativos que torna esta atividade tão rica.

ADRIANA ZILIO ? PSICÓLOGA  CRP 12/03086

Rua Narciso Barison, 55  1º andar   Capinzal/SC

Fone: 9975 9966

Atendimento: Segunda a Quarta

Anterior

Câmara Municipal de Vereadores de Ipira

Próximo

Cláudio Dambrós e Rogério Toaldo

Deixe seu comentário