logo RCN

Municípios da AMPLASC engajados na campanha preventiva do 'Outubro Rosa'

Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero.

A mobilização objetiva ressaltar a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Neste sentido, os municípios da AMPLASC, por meio de suas Secretarias de Saúde, tem realizado ações de conscientização com a população feminina como caminhada (Abdon Batista), palestras (Abdon, Brunópolis, Vargem e Zortéa), coleta para o preventivo e mamografia (Campos Novos, Abdon, Monte Carlo e Zortéa) entre outras atividades.

Nesta reta final do Outubro Rosa estão programadas orientações por meio de palestras relacionadas a prevenção e motivação para familiares e/ou mulheres que passam por tratamento do câncer de mama e colo de útero.

Em Zortéa, na tarde desta terça-feira (22) no Salão da Capela Santa Catarina com o tema "A Vida é um show", Fábio Fiel vai compartilhar razões e emoções para encarar a vida com alegria e fé.

Na quinta-feira (24) haverá missa de ação de graças no Santuário de Aparecida em Campos Novos presidida pelo Pe. Fabrício Farias, que também é cantor e dedica-se a evangelizar através da música. Ele trabalhou por quase dois anos na Paróquia São Paulo Apostolo de Celso Ramos e atualmente esta sediado em Sumaré/SP, onde é apresentador na TV Século XXI. Este momento religioso integra a programação do Outubro Rosa da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Campos Novos.

Em Abdon Batista está previsto para o próximo dia 29, palestra ministrada pela médica, Graciela Dahmer, e palestra show com Lucyan e Maryan.

Finalizando, o município de Vargem promove em 30 de outubro haverá palestra ministrada por Sônia Roth Bruger, autora do livro "Relatos de Fé como venci o Câncer de Mama". Ela teve câncer de mama em 2015, e hoje curada, resolveu contar em 8 capítulos do livro, sua fé em Deus e o apoio da família foram fundamentais para vencer a doença.

Saiba Mais:

A mobilização do Outubro Rosa, nasceu em 1997, nos Estados Unidos e tem uma conotação especialmente preocupante em Santa Catarina.

Ao observar os dados dos últimos 20 anos, partindo do ano que deu início a mobilização nacional, nota-se um crescimento de 158% nas mortes por tumores malignos de mama, de acordo com o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).

Apenas neste ano o Inca estima 2.190 novos diagnósticos em Santa Catarina, sendo a região Sul do país a que tem a maior taxa de incidência da doença no Brasil. No Estado são 61,9 casos a cada 100 mil habitantes.

Diante desta realidade a AMPLASC apóia esta causa.

Fonte: Assessoria de Comunicação AMPLASC

 

Projetos dos portais turísticos de Abdon Batista são elaborados pela AMPLASC Anterior

Projetos dos portais turísticos de Abdon Batista são elaborados pela AMPLASC

Presidente da AMPLASC se reúne com comandante da PM/SC e pede melhorias na segurança dos municípios Próximo

Presidente da AMPLASC se reúne com comandante da PM/SC e pede melhorias na segurança dos municípios

Deixe seu comentário