logo RCN

Matas Ciliares no Controle da Qualidade da Água

Luiz Carlos Golin Marcelo Lago

         Mata ciliar é um termo usado para designar as florestas que se situam às margens de lagos, rios ou represas, cada região possui sua própria característica vegetal e de solo, que determina o ecossistema ciliar.

          As matas ciliares funcionam como sistemas que atuam para conter erosão, regulam o fluxo das águas diminuindo estragos com enchentes, impedem o assoreamento do leito dos rios, absorve a radiação solar, abrigo para a fauna, controlam a entrada de nutrientes provenientes de atividades agrícolas e urbanas, devido à absorção dos nutrientes pelas raízes do escoamento superficial.

          A microbacia do vale do Rio do Peixe pertence à unidade geomorfológica do planalto dissecado do Rio Iguaçu/Rio Uruguai. Constantemente explorado pela indústria madeireira, onde a maior parte da floresta original deu lugar à vegetação arbustiva e gramínea, com poucas espécies nativas.

         Nessa região com a falta da mata ciliar e atividades agrícolas impróprias, crescimento das cidades e sem tratamento de esgotos e com tudo por serem rios de altitudes consideráveis, há grande possibilidade de erosão do solo, aumento considerável de nutrientes minerais e orgânicos, perdendo oxigenação da água, caracterizando rios poluídos e em dias chuvosos há um aumento da turbidez, por ter grande quantidade de material em suspensão, com isso, é necessária uma grande dosagem de (sulfato de alumínio), para se obter uma decantação eficiente, tornando o tratamento mais caro.

          O principal papel desempenhado pela mata ciliar na hidrologia de uma bacia hidrográfica pode ser verificado na qualidade de água do deflúvio.

               

Luiz Carlos Golin

Marcelo Lago

Acadêmicos de Tec. em Saneamento Ambiental

Unoesc - Videira

 

 

 

Anterior

Espaço Vip Perdigão mostra exposição de JK

Próximo

Dr. Vitor Almeida lança livro em Capinzal

Deixe seu comentário