logo RCN

Ligeirinho - Recado da comunidade Dragagem e desassoreamento de rios

PREVENÇÃO É O CAMINHO

Segundo o governador de Santa Catarina, o seu governo vai investir muito na prevenção contra enchentes.

É sua responsabilidade assumida em trabalhar para evitar novas tragédias, investindo em obras de contenção e dragagem de rios, por exemplo.

Na segunda-feira, 27 de novembro, estiveram com o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, para cobrar a liberação urgente de recursos para todos os municípios afetados.

A situação de CAPINZAL não é diferente a de Concórdia e de tantos outros municípios catarinense, sendo necessário uma dragagem e desassoreamento do Rio Capinzal.

Mas o que é

dragagem

?

A dragagem é um procedimento de escavação que ajuda a retirar os sedimentos (terra, areia, rochas, lixo) do fundo dos rios, lagos, portos, oceano e lagoas industriais por meio de diversos métodos e tecnologias. A necessidade de cada serviço é que vai determinar o tipo ideal de dragagem.

Todos os processos de dragagem são realizados através das dragas, que são as embarcações com estrutura própria para realizar o trabalho de desassoreamento. Fonte: Allonda

E o que significa desassoreamento?

Desassoreamento é a remoção de areia, lodo e outros sedimentos do fundo de rios e lagos, causados por ações humanas ou pelo desbarrancamento de terra decorrentes de fenômenos naturais. Fonte: Allonda

Porém, além da dragagem e do desassoreamento, é preciso construir um muro de concreto armado 45º na saída do Rio do Capinzal adentrando ao Rio do Peixe, isto, para que o Rio do Peixe não represe as águas do Rio Capinzal quando das cheias. Posteriormente, implantar muros laterais do Rio Capinzal para água ser escoada com mais velocidade, consequentemente, depois de um prazo para ver como comporta tais benfeitorias, não tendo problema, aí sim canalizar parte do Rio Capinzal, porém, não com chapa ou certa laje, e sim, vazado, caso não comportar toda a água da chuva que possa ter certo escapamento seguro e sem risco.

PREFEITURA DE ZORTÉA É BENEFICIADA POR PROJETO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DA CELESC Anterior

PREFEITURA DE ZORTÉA É BENEFICIADA POR PROJETO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DA CELESC

Profissionais dos serviços de acolhimento aprendem como dar suporte a jovens autistas Próximo

Profissionais dos serviços de acolhimento aprendem como dar suporte a jovens autistas

Deixe seu comentário