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Ligeirinho

Recadod a Comunidade

ü                   É público e notório que no final da tarde de 19 de junho, sábado, aconteceu um trágico acidente aumobilístico na SC 458, no Bairro São Cristóvão, tendo como vítima fatal o próprio condutor do veículo, fruto de sua imprudência no trânsito, sendo infração gravíssima. Este Semanário trouxe matéria e foto do acontecimento, objetivando conscientizar os motoristas e pedestres sobre o perigo que é o acesso Cidade Alta a Cidade Baixa e/ou vice-versa. Pouquíssimos não gostaram da reportagem por ter sido inserido foto da vítima, mas a maioria achou válido em termos de informação, veracidade do fato e que serve de alerta na tentativa da humanização do trânsito. Tínhamos bom relacionamento com a vítima, da mesma forma com seus familiares, mas jamais poderíamos ignorar o acontecimento que poderia ter conseqüência ainda mais grave. Inúmeras vezes deixamos de colocar coisas chocantes, mas em virtude dos abusos e por usarmos da razão optamos em conscientizar, a exemplo de nossa solicitação de guard-rails (proteção) para pedestres, residências, casas comerciais e para os postes que dão sustentação à rede de distribuição de energia elétrica. Também demos espaço ao Vereador Luiz Gustavo Deunner que demonstrou publicamente sua preocupação com os acidentes registrados, apresentando levantamento de tráfego no acesso Cidade Alta / Cidade Baixa, inclusive objetiva a implantação de redutores de velocidade, para que casos como este (acidentes) deixe de acontecer. Outros meios de comunicação somente não agiram desta forma, por não terem o material em mãos, caso tivessem tinham agido com audácia máxima. Que se diga, sempre procuramos registrar pequenos, médios e grandes acontecimentos, agindo com transparência e honestidade mesmo sendo fiscalizados de forma implacável e injusta por uns que realmente querem nossa ruína. Fiquem sabendo, trabalhamos duro e jamais agiremos como imprensa marrom e abutre para atingir nossos objetivos que é de bem informar.  Um ato impensado resultou numa morte e uma vítima com sérios ferimentos. Devemos ver a realidade e não enxergar somente o que queremos, pois na mesma matéria do trágico acidente havíamos feito este alerta: estão demorando em sinalizar esse curto acesso, já que o passeio e canteiros afunilam a estrada que a princípio era para receber três pistas. Abreviando, não criticamos a vítima, procuramos fomentar a idéia para evitar futuras mortes que na certa serão registradas. Você que acha ser sacanagem tal informação com ilustração, o que diria: Se atropelasse outros inocentes? Será que fomos nós que pisamos no acelerador? Caso tivesse obedecido as placas de 40 e 60km/h conseguiria ou não segurar o prazer que virou arma fatal? Numa desta tivesse levado mais duas ou três pessoas, aconteceria ou não uma carnificina? Já imaginou, se todos achassem chocante o fato, o Instituto Médio Legal não poderia dar autópsia por não agüentarem a emoção; o pessoal não iria ao velório e nem na missa de corpo presente devido ser uma morte prematura e estúpida; muito menos o pessoal da funerária teria clima para lavar, vestir e colocar o cadáver no caixão; e por fim, se o modesto coveiro fosse insensível a ponto de deixar de cumprir sua missão que é de sepultar, em virtude das más línguas. A vida somente acaba para quem morre, pois quem está vivo a vida continua. Navegar é preciso e necessário, evoluir é um bem fundamental e impreterível.   

ü                   É preciso uma campanha educativa para melhor humanizar o trânsito, pelo menos em nossa comunidade. Falhas: Veículos saem direto da José Vicari para a Dona Linda Santos como se fosse preferencial. A Sinaleira no cruzamento da Nereu Ramos com a Luiz Dorini em nada ajuda, e sim, atrapalha, pois acaba fazendo um engarrafamento desnecessário, além disto, caso um carro descer desgovernado a serra estará feito a carnificina. Parte da Rua José Vicari é mão dupla, trecho entre Nereu Ramos sentido Bairro Santa Terezinha, vem servindo para estacionamento de motos e caminhões câmaras-frias. Rua Dona Linda Santos em boa parte dela é mão dupla, porém, o estacionamento é permitido num só sentido (invenção fantástica). Certas ruas transversais ao invés de serem mão dupla são mão única. Quem sair da Ponte Irineu Bornhausen e pretende chegar de carro até a Loja Móveis Jaskiu, deverá passar pela Nereu Ramos, XV de Novembro, Maria Angélica Almeida e por fim ir praticamente no fim da Linda Santos, no que resultará por dar uma volta enorme no quarteirão e permanecerá mais tempo rodando nas vias públicas.     

ü                   Como sempre, voltamos a bater na mesma tecla, a de canalizar parte do Rio Capinzal, sempre deixando uns vãos sem cobrir, o que evitaria danificar obra construída em decorrência de cheias. Uma boa pedida seria construir muro de concreto em ambas as margens, para que a água da enxurrada pegue velocidade e não represe. Algo importante é construir um muro de concreto com 45º graus ou mais no desemboque do Rio Capinzal para o Rio do Peixe, o que evitaria cheias e perdas. Por fim, canalizando parte do Rio Capinzal, principalmente na área central da cidade, evitaria ter que criar a Zona Azul e Verde. O estacionamento rotativo não ajuda os proprietários de veículos, pois ninguém se responsabiliza por danos e furtos, além disto, dá gasto na compra do cartão. Outra coisa que deve ser levado em conta, o problema da falta de estacionamento somente acontece em toda a Narciso Barison e Rolindo Casagrande, em parte das ruas: Dona Linda Santos, XV de Novembro, Ernesto Hachmann, Carmelo Zocoli e Nereu Ramos, mas se forem implantadas essas cobranças, irão estender o problema que não existe em muitas outras ruas, pois o que vale é cobrar e não preservar o direito do cidadão.  

ü                   Caro cidadão, algo que o pessoal deixa de perceber é a pouca altura dos meios fios, todos irregulares. Uns altos, outros médios e muito baixos. Um exemplo, no local do acidente da vítima fatal, o meio fio está numa altura adequada, a exemplo daquele que está em frente da Escola São Cristóvão e inclusive o defronte da Mecânica Cardiesel, já nas mediações do Corujão Lanches estão baixo demais. O importante é implantar Guard-rails (proteção), da mesma forma daquele colocado na curva próximo do Posto do Canhoto, sendo que o mesmo evitou tragédias maiores. As fotos (página nº12) demonstram a veracidade do fato, portanto, não podemos e nem devemos fechar os olhos em prejuízo do povo.

ü                   Na SC 458 apresenta perigos, sendo os postes no meio da pista de rodagem e outro de momento foi muito mal projetado, o trevo (rótula) em frente da Perdigão Agroindustrial. Os postes não saem do lugar, mas os veículos poderão se chocar aos mesmos seja em decorrência de cerração (falta de visibilidade) ou alta velocidade. Quanto à rótula, passa praticamente rente as guaritas da empresa Perdigão, sendo que se faz necessário urgentemente a colocação de guard-rails e redutores de velocidade, ou implantem outros mecanismos no sentido de evitar o indesejável.

ü                   Mais uma vez voltamos a pedir a implantação de passarelas sobre a Ponte Irineu Bornhausen, já que seus passeios são estreitos e estão rente às pistas de rolamentos. Na SC 458, trecho entre Capinzal e Zortéa, já é visível as passarelas colocadas na ponte em construção. Se pudermos fazer hoje, não justifica deixar para amanhã. Antes cedo do que tarde.

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