logo RCN

Ligeirinho

Recado da Comunidade

ü                   Nos altos da XV de Novembro, aconteceu algo não previsto pela condutora da camioneta, pois quem sabe alguém afrouxou os parafusos da roda e acabou bloqueando o trânsito também de forma involuntária. Tamanha camioneta até parecia um triciclo, pois ficou sobre três rodas. Ainda bem que a proprietária do veículo não é de correr, caso fosse, certamente aconteceria um acidente de grande proporção e o causador do ato ilícito não aparece para assumir o fato. Ideologias políticas diferentes é aceitável, mas depredar patrimônio alheio é inadmissível.   

ü                   Antigamente acontecia uma grande preparação da classe estudantil e era esperado com ansiedade o desfile de 7 de setembro. Hoje, os tempos são outros, mas uma coisa é certa, as paradas cívicas deixaram saudades e lembranças agradáveis. As paradas cívicas arrastavam multidões para as vias públicas aonde acontecia o desfile (saía do município de Ouro e se deslocava até a área central de Capinzal, na XV de Novembro). Que se diga, atualmente todas as escolas exigem uniforme dos alunos, conseqüentemente, teria como realizar uma verdadeira manifestação de amor à pátria, basta priorizar e trabalhar para que aconteça. Um exemplo de amor à pátria acontece em Zortéa, desde que foi elevado da categoria de Distrito para Município, vem acontecendo anualmente o Desfile de 7 de Setembro.

ü                   Como as pessoas esquecem a contribuição ao longo do tempo, simplesmente por ter chegado mais um pleito eleitoral se acham no direito de xingar, de distorcer os fatos, mas que se diga, falam pelas costas, usando do impulso e não da razão. Mesmo o Município sendo de pequeno porte, sendo que a perfeita harmonia é quebrada com a chegada da eleição, quando vizinhos de porta acabam brigando por divergências políticas e a partir daí se inicia grande confrontos sociais. Psiu! Políticos são passageiros e os cidadãos comuns continuam na luta da sobrevivência.

ü                   Máquinas agrícolas e rodoviárias vêm andando pelas rodovias e vias públicas sem a devida sinalização. Também é constatado caminhões perdendo terra pelas vias públicas, o que resultará em poeira e lama. Muitos tratores particulares andam na pista de rolamentos sem dar lado e nem sequer ligam os alertas, o que poderá causar acidentes para outros ocupantes de veículos que poderão ser surpreendidos por máquinas em local indevido e sem condições para tanto.

ü                   Infrações de Trânsito ao conduzir o veículo com inscrições, adesivos, legendas e símbolos de caráter publicitário afixados ou pintados no Pára-brisa em toda a extensão da parte traseira do veículo.  Os carros não devem ter películas escuras demais, então, o que dizer dos motoqueiros com as viseiras escuras e os carros cobertos de propaganda política?

ü                   Infelizmente, o petróleo consumido é produzido no Brasil, no entanto, o preço cobrado pelos combustíveis é como se fosse o barril importado, a preço de dólar. Se os postos estão colocando maior percentual de álcool e solvente nos combustíveis para poder ganhar mais, imagine a situação que se encontram os consumidores, principalmente a classe pobre diante de seu direito de ir e vir, pagando um absurdo pelo litro da gasolina.

ü                   Antonio Moacir Becker ? o Neguinho, realmente vem fazendo um trabalho digno de elogios, pois dentro da medida do possível vem dando apoio a várias modalidades esportivas. Uma sugestão, bem poderiam criar uma escolinha de atletismo, com professor formado ou ex-atleta que sabe realmente como é a prática em pistas de competição. Justificativa: um único atleta em atletismo, pode conquistar várias medalhas, enquanto o esporte coletivo no máximo obterá uma.  

ü                   De acordo com o Código Nacional de Trânsito, em seu Artigo nº70, os pedestres que estiverem atravessando (caso já estiverem sobre as faixas) delimitadas para esse fim, terão prioridade de passagem,  exceto nos locais com sinalização semafórica. O pedestre deve primeiro ter cautela e espera que o condutor do veículo lhe veja antes de pisar na faixa e jamais iniciar a travessia precipitadamente. Lembre-se: No semáforo, a preferência é dos automóveis e não dos pedestres.

ü                   O que será que está acontecendo com as famílias, pois uma simples rajada de vendo poderá destruir casamento, noivado e até namoro.  Em certos casos, a separação se dá pelas dificuldades financeiras, em outros casos a carne passa a ser fraca mediante a infidelidade. Uma coisa está certa e precisa ser mais fomentada, as religiões devem cada vez mais insistirem no tema Família e mostrarem o verdadeiro caminho da partilha, da luta conjunta, da compreensão e da superação das dificuldades.

ü                   Eis a Nota de Protesto enviada a este Semanário, a qual transcrevemos a seguir na íntegra: ?Protestamos aqui a atitude do Corpo de Bombeiros de Capinzal, que se negou a transportar uma paciente em estado grave (falecida horas depois) de Lindemberg até o Hospital São José em Capinzal, alegando falta de pessoal para conduzir a ambulância. A população contribui para manter a corporação, a função dos bombeiros é salvar vidas, mas somente veículos e equipamentos sozinhos não funcionam. Precisamos rever esta situação... E-mail recebido na manhã do dia 30 de agosto de 2004, que estamos tornando público, e que se diga, estamos colocando o mesmo espaço à disposição da Guarnição de Bombeiros para sua possível justificativa.

ü                   Um dos melhores locais para eventos sociais, seria o antigo Cine Glória, depois denominado de Cine Odete, recentemente abrigava a Igreja Universal. A cultura de nossa terra e de nossa gente precisa que o local novamente venha a servir a nossa sociedade, com apresentação de filmes (cinema), teatro, para reuniões e outros eventos do gênero.  

Anterior

Jantar de aniversário

Próximo

Alunos de Odontologia vão à praça

Deixe seu comentário