logo RCN

LIGEIRINHO

Recado da comunidade

HÁ MUITO TEMPO - Vai para quatro anos que desmoronou muro e edificação ao lado da via pública, o que não justifica, talvez, ainda não ter sido recuperado um pequeno trajeto da Rua Ernesto Hachmann, propriamente dito, o passeio e corrimão da ponte. O tapume pega mais espaço do que deveria, porém, nem deveria estar ali há meses, bastaria fazer a benfeitoria, consequentemente, proporcionaria maior segurança tanto aos pedestres quanto aos condutores de veículos automotores.

 

PROMESSA NÃO CUMPRIDA - A Vigilância Sanitária da Regional de Saúde de Joaçaba esteve em Capinzal em 08 de abril do ano em curso, para entregar a Secretaria de Saúde um auto de infração que determinava a interdição da Estratégia Saúde da Família (ESF) do loteamento mais antigo da cidade, o São Luiz. Setembro de 2018 denúncia devido a situação que se encontrava a unidade, a exemplo do mofo nas dependências, ainda precariedade estruturais e de materiais. Poderia ter sido solucionado o problema, porém, deixaram e agora a coisa complicou. Depois de quatro meses ainda são esperadas providências, já que são muitos os hipertensos, diabéticos, idosos, crianças, obesos, os com deficiência física que tem de se deslocar até a unidade central. No entanto, conseguiam ficha e eram atendidos no mesmo dia, agora é de uma semana para a outra, ou leva mais tempo do que o aceitável e tolerável, o que vem sendo difícil àqueles que dependem de medicação continua. Vereadores disseram que a Prefeitura ficou de adquirir imóvel ao lado, então, reformar o posto de saúde e ampliar o prédio, sendo o que não vem acontecendo.

 

COLETA CORRETA - Se o problema do plástico é generalizado, deve-se e muito a falta de uma coleta seletiva. Do que adianta reutilizar a sacola plástica e depois disto dar o destino correto, a lixeira, se os que recolhem acabam misturando aos demais lixos. A sacola plástica não é a vilã, e sim, as pessoas que jogam a mesma na natureza e falta melhor prestação na coleta e procedimento final das empresas prestadoras de serviços, levando em conta que o povo paga para tanto.

 

PLACAS, LETREIROS, OUTDOOR E MUITO MAIS - Consta no Plano Diretor de Capinzal, quanto a PROPAGANDA EM GERAL, no tocante a exploração dos meios de publicidade nas vias e logradouros públicos depende de licença da Prefeitura e do pagamento do tributo respectivo. Então se pergunta: qual o motivo de tanta poluição visual e se estão pagando para explorar vias públicas? Isto embora alguns apostos em propriedades particulares, sejam visíveis de lugares públicos, passiveis de cobrança de tributos.

 

CANIL - Está inserido no Plano Diretor de Capinzal, DAS MEDIDAS REFERENTES AOS ANIMAIS, que a Prefeitura poderá recolher os animais encontrados nas ruas, praças, estradas ou caminhos públicos. A forma de apreensão será estabelecida em regulamentação própria. Por que não está recolhendo? Já que cabe à Municipalidade o exercício do poder de polícia, visando à proteção das pessoas e dos animais. Quem sabe, um projeto intermunicipal para buscar recursos visando implantar canil, já que muitos cães são abandonados nas cidades coirmãs, Capinzal e Ouro, pois o problema vem aumentando e a medida paliativa resulta apenas alimentar os que sobrevivem nas vias públicas.

 

FALTARAM PERGUNTAS E RESPOSTAS - A Polícia revelou detalhes de operação que prendeu suspeitos de tráfico, oportunizando a certas imprensas e meios de comunicação informações. O que muitos querem saber e a mídia não trouxe, considerando a palavra detalhe, propriamente dito, ou seja, particularidade, minudência, minúcia, pormenor também sobre: apreendidos celulares eram quantos e pertenciam aos mesmos ou de terceiros?... quantia em dinheiro expressivo ou não?... o que seria pequena porção de droga? Ficaram de ser indiciados por tráfico de drogas e organização criminosa, 'sendo termos que caracterizam grupos transnacionais, nacionais ou locais altamente centralizados e geridos por criminosos, que pretendem se envolver em atividades ilegais, geralmente com o objetivo de lucro monetário' (pesquisa Google). Então a curiosidade de muitos que tiveram acesso as informações é saber, se o chefe era um deles ou não? Se tinha só pobre ou é possível ter alguém de posse na organização criminosa?  

 

RADIOTERAPIA - Gelson Merisio realizou a Sabatina Regional na AMMOC - Joaçaba, podendo ser vista no link https://www.facebook.com/watch/?v=1640755366032001. Descrevemos isto, levando em conta em julho de 2018 o diretor geral de O TEMPO - um jornal de fato ter feito a pergunta a Merisio, quanto a necessidade de serviços de radioterapia em Joaçaba, sendo que na atual gestão política dos novos mandatários foram anunciadas obras da Radioterapia do HUST estão previstas para iniciarem em novembro deste ano. Uma obra muito esperada pelos pacientes que precisam de tratamento oncológico em Joaçaba e região é a instalação da Radioterapia no Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), e após alterações no projeto, está previsto que as obras iniciem em novembro deste ano. A informação foi repassada pelo diretor do HUST professor Alciomar Marin. De acordo com o cronograma encaminhado pelo Ministério da Saúde, o início das obras está previsto para novembro deste ano e o término para o final de 2020. Já o início dos atendimentos deve acontecer em janeiro de 2021.  Neste mês de setembro irei a Brasília para acompanhar de perto como estão as tratativas relacionadas a licitação da obra, processo esse, feito pelo Ministério da Saúde - afirmou o diretor do HUST, professor Marin.

 

CRIME DE FRUSTRAR LICITAÇÃO NÃO EXIGE PREJUÍZO FINANCEIRO - Uma empresa acostumada a faturar, e bem por sinal, antes de cobrar por reais, passou a praticar uma concorrência por centavos. Podendo ser intenção, talvez achando que ganhando corrente não teria como sobrevier, mas, estes sabem trabalhar com o pouco, já que dinheiro não dá em árvore. O estranho, se que se prestou serviços, foi pouco ou quase nada, colocando no prejuízo outra empresa do mesmo ramo de atividade. Centavos de um poder e de outro: grana mesmo.  

 

Fotos legenda Anterior

Fotos legenda

Horto Florestal de Capinzal dispõe de mais de 10 mil mudas Próximo

Horto Florestal de Capinzal dispõe de mais de 10 mil mudas

Deixe seu comentário