logo RCN
Flores

Jardim atrai olhares admirados com tanta beleza em Capinzal

  • Aldo Azevedo / jornalista - Foto legenda: O TEMPO jornal de fato registrando parte da história de nossa gente e de nossa terra. O casal Schröder (Otávio e Edy Iraci) na área da casa diante do jardim encantador.

A Reportagem de O TEMPO jornal de fato, sábado, 16 de setembro, no final de tarde e início do anoitecer esteve na Rua José Masson, loteamento Schröder, na cidade de Capinzal (SC), para registrar praticamente uma imagem ímpar, ou seja, um jardim com certa variedade de flores, sendo que predomina o dito Bico de Pato, na propriedade do casal Otávio Schröder e Edy Iraci Schröder. Ele tem 78 anos e 72 anos, ambos aposentados. O Senhor Otávio trabalhava de vendedor (representante comercial) e a Senhora Edy Iraci trabalhou na agricultura e Prefeitura de Capinzal.

O casal veio do interior do município de Ipira (SC), isto em 1979, ele sendo natural de Piratuba (SC) e ela de Gramado (RS).

O imóvel que comprou era puro banhado e capim, consequentemente, há uns 10 anos plantou e vem cultivando as flores que se transformou num jardim que atrai olhares de quem passa, devido a beleza das plantas e suas cores.

No mês de junho faz a poda e corte das plantas, porém, não precisa adubar e nem dar água, pois vem por si própria, mas, tem cuidado com as rugas que são prejudiciais as mesmas. Há anos usou folhas de árvores, que serviu como ótimo componente para adubar de forma natural.

Além do jardim tem um bosque com araucárias (pinheiro e outras nativas), proporcionando no verão um ambiente mais fresco e agradável. Por incrível que pareça, com tantas árvores, o pátio é mantido limpo e sem folhas.

A casa é de madeira, a qual era do seu falecido avô, lá do interior de Ipira, trouxeram ela e foi reconstruída em Capinzal. Conforme o Sr. Otávio, as tábuas, barrotes e outras madeiras de pinheiro tem mais de 100 anos. Prossegue ele, a casa é do sistema antigo.

Ele também tem uma Brasília adquirida no início da década de 1980, o qual já percorreu 250 quilômetros com a mesma e continua original, pois lá se vão quatro décadas, ou seja, 40 anos usufruindo deste bem.  

Aldo Azevedo / jornalista  

Foto legenda: O TEMPO jornal de fato registrando parte da história de nossa gente e de nossa terra. O casal Schröder (Otávio e Edy Iraci) na área da casa diante do jardim encantador.

Em agosto a Usina Machadinho repassou R$ 1,5 milhão a título de compensação financeira Anterior

Em agosto a Usina Machadinho repassou R$ 1,5 milhão a título de compensação financeira

12ª Cavalgada da 16ª Região Tradicionalista Próximo

12ª Cavalgada da 16ª Região Tradicionalista

Deixe seu comentário