logo RCN

Instituto Magnus amplia a região de atendimento em Santa Catarina

A expansão do trabalho tem como objetivo atender ainda mais pessoas com deficiência visual, melhorando a qualidade de vida delas.

Desde 2015 promovendo a inclusão social, o Instituto Magnus, maior centro de treinamento de cães-guias da América Latina, expande

Desde 2015 promovendo a inclusão social, o Instituto Magnus, maior centro de treinamento de cães-guias da América Latina, expande ainda mais sua área de atuação, ampliando o trabalho em Santa Catarina.​

Em 2022 foi inaugurada uma base na região de Criciúma e, recentemente a região do Vale do Itajaí conta com mais uma analista técnica do Instituto, realizando a socialização dos cães.

Desde então, o Instituto formou e doou dois cães para deficientes visuais da região do Vale de Itajaí e possui outros em socialização -- uma parte fundamental do processo de formação de um cão-guia.

O trabalho desenvolvido até formar um cão-guia pronto para entrega, demora em média de 1 ano e meio a 2 anos. O processo começa com a escolha dos filhotes e depois de selecionados começa o manejo, seguido da socialização, realizada por famílias voluntárias, o treinamento técnico, feito pelo instrutor especializado e, por fim, a entrega à pessoa com deficiência visual, com adaptação e orientação da dupla -- cão e humano.

"Com o aumento de cães destinados à região do Vale do Itajaí, neste início, um dos maiores desafios é conseguir famílias voluntárias, para socializarem os cães. Essas pessoas tem uma importante função de apresentar ao filhote a sociedade, os lugares comuns a todos, como restaurantes, shoppings, cinemas, parques, estações de ônibus, para que esse cão esteja preparado para circular em qualquer ambiente. Todo o gasto, suporte e orientação, relacionados ao cão, é custeado pelo Instituto", explica Thiago Pereira, gerente geral do Instituto Magnus.

O Instituto Magnus tem sua sede localizada em Salto de Pirapora, interior de São Paulo, e tem como principal objetivo transformar a vida de pessoas com deficiência visual.

Sobre o Instituto Magnus

Localizada em Salto de Pirapora, interior de São Paulo, a sede conta com uma estrutura completa. São 15 mil metros quadrados, com maternidade, canil, clínica veterinária, centro cirúrgico, área de soltura, lazer e treinamento, prédio administrativo e hotel para receber futuros usuários de cães-guias, e uma equipe multidisciplinar, distribuída nas áreas de saúde e bem-estar, equipe técnica, administrativo, relacionamento e operacionais, totalizando 26 colaboradores. Antes de chegarem ao seu destino, os cães são acolhidos por famílias voluntárias onde ficam pelo período de um ano. O papel dos socializadores é expor os cães às mais diversas situações do cotidiano, para promover seu desenvolvimento e acostumá-los à rotina. Além, é claro, de dar a eles tempo e amor. Depois desse período, os cães voltam para o instituto e ficam cerca de cinco meses aprendendo a seguir comandos e desviar de obstáculos. Após formados, poderão ser doados para dar início a missão: transformar a vida de pessoas com deficiência visual.

 

 

 

Regina Chaguri | JTCom

(15) 99610-1642



PERFURAÇÃO DE NOVO POÇO DE ÁGUAS TERMAIS AVANÇA EM PIRATUBA Anterior

PERFURAÇÃO DE NOVO POÇO DE ÁGUAS TERMAIS AVANÇA EM PIRATUBA

GESTORES ESCOLARES DE PIRATUBA SE REÚNEM EM PRIMEIRO ENCONTRO DO ANO PARA DIRETORES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Próximo

GESTORES ESCOLARES DE PIRATUBA SE REÚNEM EM PRIMEIRO ENCONTRO DO ANO PARA DIRETORES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Deixe seu comentário