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Iniciativa e liderança são destacadas por palestrantes do 20 Minutos

Leandro Karnal, Jungles Wegher, Alexandre Capella e Susanna Marchionni compartilharam experiências e conhecimentos

Aproximadamente 800 pessoas acompanharam as palestras do evento 20 Minutos, realizado nesta semana pelo Núcleo de Jovens Empresários (NJE) da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes. Com o mote “Provoque a transformação”, a edição deste ano trouxe quatro palestrantes que falaram sobre a importância de ter iniciativa, da liderança, dos times, de tecnologia, de acompanhar e estar à frente das tendências de mercado. O evento também proporcionou espaços para networking.

O presidente da ACIC, Lenoir Broch, salientou que o evento foi uma oportunidade de aprendizado. “Proporcionar conhecimento que possibilite aplicação no dia a dia das empresas é um dos objetivos da ACIC. Precisamos disso para que os negócios evoluam”. Para o coordenador do NJE, Vicente Machado da Rocha, o compartilhamento de experiências bem-sucedidas e inspiradoras são fundamentais para impulsionar os negócios. O coordenador do 20 Minutos, João Vitor Oselame, enfatizou que o intuito foi proporcionar experiências aos participantes. “Nosso objetivo foi inspirar a partir dos cases apresentados”.

Praticidade para o consumidor

Para abrir a programação da noite, o sócio e diretor de operações da Mais Mu, Alexandre Capella, explanou sobre o crescimento da empresa. “Eu sou uma pessoa sonhadora e os sócios pensam fora da caixa”, frisou, ao acrescentar que a ideia com a empresa sempre foi ter um produto proteico saboroso, prático de consumir e que fosse disponibilizado em diversos pontos de vendas. “Nós existimos para encurtar os degraus em direção à uma vida mais saudável. Estamos criando um mundo com alimentos saudáveis tão desejados e acessíveis quanto os docinhos que ficam ao lado do caixa do supermercado”.

A empresa iniciou em 2015 na sala da residência de um dos sócios e, atualmente, possui um centro de distribuição com 4 mil metros quadrados. A Mais Mu tem mais de 11 mil pontos de vendas no Brasil e mais de mil no exterior, sete fábricas e centros de distribuição terceirizados. Alexandre falou da importância do time da empresa, de ter uma marca forte e de visualizar o futuro de acordo com o sonho. “Ninguém faz nada sozinho, as pessoas têm ideias e, unidos, chegamos mais longe. Levamos muito a sério na empresa a liberdade com responsabilidade, temos em mente que medo gera bloqueio, que líderes criam e inspiram novos líderes e que confiança cria o resultado”, salientou, ao acrescentar que dificuldades sempre existirão. “Faz parte, mas não achem que acontece só com vocês. Não desistam”, reforçou.

LIDERANÇA INOVADORA

Liderança inovadora e o modelo de gestão foram destacados pelo CEO da iopoint, Jungles Wegher. A empresa foi fundada em 2019, do Oeste, e a primeira versão do aplicativo foi lançada oito dias antes do início da pandemia. O empreendedor destacou a importância de perceber as necessidades dos clientes. No caso da iopoint, era um ponto eletrônico. Jungles contou que a equipe visualizou a solução: um ponto eletrônico inteligente, com aplicativo que substitui o antigo relógio ponto, sistema de gestão em nuvem com GPS, cálculo de banco de horas e de horas extras, on-line ou off-line para a matriz e filiais das empresas. “Nossa visão era perfeita, mas exigia equipe e investimento. Então, decidimos pelo imperfeito feito do que o perfeito nunca feito”. Com o tempo, o produto foi sendo aperfeiçoado e, atualmente, o crescimento da empresa é de 400% a 800% ao ano.

A expansão do negócio aconteceu com o modelo de franquia. “Temos filiais em Cascavel (Paraná), São Paulo (São Paulo) e em Lisboa (Portugal). Temos 14 franquias e clientes em todos os estados do Brasil. Ano passado lançamos uma operadora de telefonia móvel que tem abrangência nacional e agora licenciaremos clubes de futebol”, relatou. Jungles enfatizou que liderança inovadora é ter objetivos claros, pessoas com propósito, evolução contínua e que as mudanças são necessárias, além da cultura jovem na empresa, inovadora e em constante evolução. “Nascemos com o ponto eletrônico, fomos percebendo que existiam outras possibilidades e temos o primeiro aplicativo de reconhecimento facial on-line do Brasil. Nos desafiamos a organizar o pilar mais importante da economia moderna: o tempo”.

INCLUSÃO

Com um sonho, a italiana Susanna Marchionni, CEO da Planet Smart City, se mudou para o Brasil em 2011 e investiu todas as suas economias para a criação da empresa. Susanna expôs que 300 milhões de famílias no mundo vivem em habitações inadequadas, que todos os anos são construídas 10 milhões de habitações sociais no mundo e que os cinco países com maior déficit habitacional são a Índia, a China, o México, a Nigéria e a Rússia. “Nós queremos fazer diferente. Nosso objetivo é reduzir o déficit habitacional mundial. Acreditamos que todos devem ter o direito fundamental a moradias adequadas, seguras e acessíveis com tecnologias inclusivas”, salientou. A Planet tem um time de mais de 1,5 mil colaboradores diretos e indiretos composto por 17 nacionalidades, incluindo arquitetos, designers, engenheiros e sociólogos.

Para construir uma smart city, a equipe acompanha a comunidade. Quatro aspectos são observados: sistemas tecnológicos, meio ambiente, pessoas, planejamento e arquitetura urbana. “Os nossos bairros e cidades têm espaços compartilhados, cinema gratuito, pavimentação, equipamentos de academia, ateliê de costura, playground, coworking, ciclovia e outros espaços. São lugares abertos para os moradores e para não moradores”, sublinhou. As construções iniciaram no Brasil e se expandiram para a Itália, Índia e Estados Unidos. Para as obras, são analisadas e selecionadas ideias e produtos inteligentes já existentes no mundo, como biblioteca de objetos, cozinha compartilhada, wi-fi grátis nas áreas comuns, videomonitoramento, aplicativo do bairro, totem interativo, rede elétrica subterrânea, etc. Susanna também citou algumas dificuldades, entre elas de investimento. “Não ganhamos sempre, caímos, nos machucamos, mas sou apaixonada por esse projeto e continuo caindo e levantando. O importante é se levantar sempre e com um sorriso no rosto”, concluiu.

Liderança transformadora

O professor, historiador e doutor , Leandro Karnal, falou sobre liderança transformadora. Citou pesquisas que mostraram que 95% dos líderes no Brasil sentem insegurança na tomada de decisão. Destacou que a liderança humana precisa ter autenticidade, ou seja, agir com propósito e abrir espaço para a autoexpressão; empatia, mostrando respeito e preocupação com a equipe; e adaptação, ao proporcionar flexibilidade e apoio que atendam as necessidades do time. Salientou que a única certeza é a mudança. “Todo ser humano muda a todo instante e tudo se transforma constantemente. Da mesma maneira, as empresas e o país se transformam e nós precisamos nos adaptar a isso”.

Karnal destacou alguns passos importantes para o empreendedorismo de sucesso: protagonismo, equilíbrio para pensar estrategicamente, aprender com os erros, reinvenção constante e ter visão além do habitual. “Boas ideias muita gente pode ter, mas o empreendedor repete, sabe que precisa agir e não acreditar em sorte e azar. A história do empreendedorismo está cheia de quedas. A condição para o sucesso é ser protagonista o tempo todo. Além disso, é preciso mirar o futuro com propósito, ter objetivos estratégicos e, quando errar, tomar providências para não errar mais. É preciso ter capacidade de continuar mudando. É necessário aprender constantemente, pois só vou continuar existindo como profissional se continuar aprendendo”. Enfatizou que o mundo mudou, mas as pessoas continuam presas aos modelos antigos. Exemplificou ao citar a inteligência artificial no empreendedorismo. “Quem não trabalhar com isso ficará para trás”, frisou, ao citar pesquisas que mostraram o impacto da inteligência artificial nos negócios: nas empresas que adotaram IA, 63% dos executivos relataram aumento da receita e 44% disseram que a IA reduziu custos da companhia. “Mudar é difícil. Não mudar é fatal”, finalizou Karnal.

 

Foto 06 – Aproximadamente 800 pessoas acompanharam as palestras do 20 Minutos

Foto 07 – Sócio e diretor de operações da Mais Mu, Alexandre Capella

Foto 08 – Liderança inovadora e o modelo de gestão foram destacados pelo CEO da iopoint, Jungles Wegher

Foto 09 – CEO da Planet Smart City, Susanna Marchionni

Foto 10 – Professor, historiador e doutor em História Social, Leandro Karnal, falou sobre liderança transformadora

Foto 11 – Palestrantes compartilham conhecimentos e experiências

Foto 12 – Público acompanhou atento as palestras

Foto 13 – 20 Minutos deste ano reuniu cerca de 800 pessoas

Foto 14 – Evento ocorreu nesta semana, em Chapecó

Foto 15 – Objetivo do evento também é proporcionar experiências aos participantes

Foto 16 – Com o mote “Provoque a transformação”, a edição deste ano trouxe quatro palestrantes

Foto 17 – 20 Minutos também proporcionou momentos para networking

Foto 18 – Evento é promovido pelo Núcleo de Jovens Empresários da ACIC Chapecó

Foto 19 – 20 Minutos foi uma oportunidade de aprendizado

 

 

 

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Jornalista Responsável – Marcos A. Bedin – MTE SC 00085-JP


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