logo RCN
Alesc

INCENTIVO FISCAL PARA O PRODUTOR DE ALHO CATARINENSE É APROVADO

Na última semana os parlamentares aprovaram na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) um pacote tributário para vários setores que giram a economia Catarinense. Entre eles, o crédito presumido do Imposto sobre Operações Relativas à circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) aos estabelecimentos de alho recebido de produtor situado no Estado.

O PL 503/2023 concede crédito equivalente a 90% do valor do imposto incidente por ocasião da saída posterior do alho beneficiado por produtores Catarinenses.

O deputado estadual Nilso Berlanda foi um dos defensores dessa pauta e levantou essa bandeira no parlamento, posteriormente ao Secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, ao Secretário de Agricultura Valdir Colatto, e ao Governador Jorginho Mello, já que a maior concentração de produtores de alho encontra-se na região de Curitibanos, base eleitoral do parlamentar.

“Foram inúmeras reuniões com a Associação dos Produtores de Alho, e com os próprios produtores. Tínhamos uma concorrência desleal com outros Estados do Brasil, com alteração da lei o nosso produtor terá as mesmas condições que outros Estados, assim poderá aumentar a área de plantio e consequentemente gerar mais emprego e renda a milhares de Catarinenses”, defendeu Berlanda.

Segundo a Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA), a mudança no ICMS do alho atenderá cerca de 900 produtores Catarinenses, em quase 2 mil propriedades rurais. O Governador Jorginho Mello destacou que a medida resultará em um incentivo fiscal de R$ 1,2 milhão por ano. 

A Associação Catarinense dos Produtores de Alho (ACAPA) comemorou a nova medida. “Esse beneficio fiscal representa estimulo para o produtor catarinense permanecer e investir na cultura do alho. O estado, pioneiro na produção do alho roxo no Brasil nos anos 70, enfrenta hoje dificuldades para manter o cultivo devido a concorrência com o alho importado, mas também pela desigualdade nas condições com os demais estados brasileiros produtores”, destacou Everson Tagliari, Presidente da Associação.


Assessoria de imprensa do deputado Berlanda.

Localidade do município de Ouro, Pinheiro do Meio celebra a passagem da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes Anterior

Localidade do município de Ouro, Pinheiro do Meio celebra a passagem da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes

Cantora e compositora de Chapecó, Mari Ribeiro lança primeiro single Próximo

Cantora e compositora de Chapecó, Mari Ribeiro lança primeiro single

Deixe seu comentário