logo RCN

Implantação da Polícia Comunitária em Capinzal

Projeto de implantação da Polícia Comunitária no município de Capinzal

        A Secretaria de Segurança Pública e Defesa do Cidadão de Santa Catarina, através da Coordenação Estadual, Polícia Militar e Polícia Civil, está desenvolvendo o projeto de ?Polícia Comunitária? em nosso Estado.

         Com fulcro nisso, foi realizada reunião de mobilização da sociedade de Capinzal e Ouro com a finalidade de exposição da filosofia de Polícia Comunitária a ser implantada em ambos os municípios coirmãos. A reunião aconteceu no auditório da Unoesc de Capinzal, dia 22 de outubro, sexta-feira, com início às 9 horas, sendo uma, organização de Adelar Lucas de Melo (2 Sargento PM respondendo pelo Comando do 4 Pelotão de Policia Militar) e de Eduardo Spricigo/Delegado de Polícia da Comarca de Capinzal.

. .

          A filosofia de Polícia Comunitária visa a participação social, envolvendo todas as forças vivas da comunidade, na busca de mais segurança e nos serviços ligados ao bem comum.

         A Polícia Comunitária é pertinente à Instituição Policial, envolvendo ações de policiamento ostensivo (Polícia Militar) e investigativo (Polícia Civil) e contando com a parceria da comunidade na busca de soluções criativas para soluções de seus problemas.

         Princípios da Polícia Comunitária

         As ações desempenhadas pelas organizações policiais para o desempenho da filosofia de Polícia Comunitária atende aos seguintes princípios:

  1. É uma filosofia cuja base é a comunidade;
  2. O foco recai sobre a resolução criativa dos problemas;
  3. A polícia comunitária promove o desenvolvimento da confiança mútua;
  4. Estabelece um raio de ação mais abrangente para o policial;
  5. Enfatiza a participação e o envolvimento da comunidade;
  6. Antecipa-se e não é meramente reativa;
  7. Presta o policiamento tradicional;
  8. Envolve todo mundo;
  9. Personaliza o serviço policial.

      Os CONSEG?s (Conselhos Comunitários de Segurança), são grupos de pessoas de uma mesma comunidade que se reúnem para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas de Segurança, assim como estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.

       O Conseg é uma parceria que reúne seis grandes grupos: as organizações de polícia que atuam no local; o cidadão comum que resida, estude ou trabalhe na comunidade; as autoridades públicas dos diversos órgãos e esferas de governo; a comunidade de negócios; as organizações não-governamentais que atuam na comunidade e a mídia.

      

Anterior

Congresso abre espaço para orientar a população

Próximo

Foto Fofoca

Deixe seu comentário