logo RCN

Governo lança em Joaçaba Programa de Educação

Governo lança em Joaçaba Programa de Educação Superior voltado ao Desenvolvimento Regional

Acesso ao ensino de terceiro grau com ajuda de custo do governo do Estado, priorizando alunos vindos de escolas públicas. Esta é a proposta do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional, lançado na manhã desta quinta-feira em Joaçaba pelo governador Luiz Henrique da Silveira e pelo secretário de Estado da Educação e Inovação Jacó Anderle. Os cursos serão disponibilizados através de uma parceria com a Unoesc, UnoChapecó, UNC e Uniplac, que estarão oferecendo 22 cursos de graduação considerados estratégicos para o desenvolvimento regional.

Os cursos foram definidos pelos Conselhos de Desenvolvimento Regional, vinculados a Secretarias Regionais. Em Joaçaba, por exemplo, serão oferecidos os cursos de Ciências Biológicas e Turismo e Hotelaria. O grande diferencial do programa, é que, além do curso escolhido, o aluno deverá cursar ainda, com aulas aos sábados, um curso seqüencial voltado ao desenvolvimento regional, que estará diretamente ligado à area do curso escolhido. Os cursos terão duração de três anos. O governo do Estado vai custear 70% dos gastos.

?Vamos implantar nas Secretarias Regionais os cargos de Agentes para o Desenvolvimento Regional, e também abrir vagas para estagiários nesta área?, disse o governador Luiz Henrique da Silveira. A Secretaria da Educação e Inovação está investindo R$ 1,5 milhão do Tesouro do Estado nessa primeira etapa. Para o próximo ano estão previstos mais R$ 3 milhões.

O diretor de Pesquisa e Inovação da Secretaria de Estado da Educação Lauro Wittmann afirma que a região Oeste de Santa Catarina tem o menor índice do estado de jovens com idade entre 18 e 24 anos cursando o ensino superior. ?Esta é uma das razões pelas quais o projeto piloto está sendo implantado aqui?, disse o secretário Jacó Anderle.

Aproximadamente 580 alunos devem ser beneficiados. As aulas iniciam ainda no mês de agosto. Engenharia de Alimentos, Biotecnologia, Agronegócios, Tecnologia da Madeira, Economia e Medicina Veterinária são alguns dos cursos oferecidos através do programa.                

 

Anterior

SC 458, mais de 90% da obra concluída

Próximo

DRAGON Segurança nos eventos da Perdigão

Deixe seu comentário