logo RCN

Governo e Sistema Fecomércio unem esforços pelo desenvolvimento do turismo catarinense

  • - Governador Carlos Moisés recebeu o presidente da Fecomércio de Santa Catarina Bruno Breithaupt. Florianópolis, 05/07/19. Foto: Mauricio Vieira/Secom

Carta de Orlando para o Turismo Catarinense

O governador Carlos Moisés recebeu, na tarde desta sexta-feira, 5, a "Carta de Orlando para o Turismo Catarinense", elaborada por uma comitiva de empresários e gestores envolvida em uma missão técnica em maio. O grupo conheceu a fundo as práticas da cidade americana que se transformou referência mundial em eventos, entretenimento e lazer e propôs a adoção de iniciativas semelhantes em Santa Catarina.

"Estamos trabalhando muito para fortalecer o turismo no estado, e iniciativas como esta só vêm a somar. Temos uma equipe qualificada dando início a um novo tempo para o setor", afirmou Moisés.

A entrega da carta foi feita pelo presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Bruno Breithaupt. O vice-presidente de turismo da entidade, Hélio Dagnoni, o presidente da Câmara Empresarial, José Eduardo Moritz, e o coordenador da missão técnica, Luis Fernando Albalustro, participaram da reunião, realizada na Casa d'Agronômica, em Florianópolis. Pelo lado do Governo do Estado, o encontro também foi acompanhado pelo diretor de Planejamento e Desenvolvimento Turístico da Santur, Leandro Ferrari.

Breithaupt elogiou o fato de o governador ter colocado profissionais com experiência na área para gerir a Santur e destacou que o desafio deve ser o de impulsionar o turismo também no interior do estado. "Precisamos olhar com um pouco mais de carinho para a serra catarinense, por exemplo. Nossa geografia é muito bonita e pode ajudar a trazer bons resultados", expôs o presidente.

A Carta de Orlando elenca quatro aspectos principais necessários para o fortalecimento do setor. São eles: aprimoramento da gestão integrada do turismo catarinense; desenvolvimento de novos negócios, produtos e serviços ofertados; envolvimento da comunidade com o segmento; e a formação e qualificação de profissionais.

Missão técnica

A missão técnica percorreu um roteiro com visitas ao Centro de Convenções de Orlando (Orange County Convention Center), Amway Center (arena esportiva e casa do Orlando Magic, time de basquete da NBA), Rosen College Of Hospitality Management (instituição de ensino que forma os profissionais do turismo e hospitalidade para atender a demanda da região), entre outros.

O objetivo da viagem foi identificar as estratégias usadas para a atração e retenção de visitantes, conhecer as práticas para fomentar participação dos agentes turísticos da região e a relação com o poder público local, além de observar as práticas de sustentabilidade econômica, social, ambiental e cultural no destino e equipamentos turísticos.

Compartilhamento de dados

Outro ponto discutido na reunião foi o compartilhamento dos dados do Observatório do Turismo com a Santur. O projeto, lançado pelo Sistema Fecomércio em janeiro deste ano, monitora indicadores e dados da cadeia produtiva em todas as 12 instâncias de governança do turismo. "Todos os números que estão sendo levantados serão acoplados à base de dados da Santur para ajudar na tomada de decisões", explicou Ferrari.

O governador também recebeu o relatório do Turismo Catarinense em Movimento, ciclo de eventos realizado pelo Sistema Fecomércio em 2018 para identificar gargalos e oportunidades de cada região. O download do relatório pode ser feito no site da entidade.

Informações adicionais para a imprensa
Renan Medeiros
Assessoria de Imprensa
Secretaria Executiva de Comunicação - SECom

GRUPO DE DIRETORES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRATUBA PARTICIPAM DE TREINAMENTO Anterior

GRUPO DE DIRETORES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRATUBA PARTICIPAM DE TREINAMENTO

3º Fórum de Educação Pública Municipal é realizado em Joaçaba Próximo

3º Fórum de Educação Pública Municipal é realizado em Joaçaba

Deixe seu comentário