logo RCN

Festa da Cultura Cabocla em Boa Esperança - Ipira

?Precisamos registrar a história. As memórias não ficam para sempre?.

      Na data de 28/03/2004, aconteceu na comunidade de Boa Esperança em Ipira o primeiro encontro de descendentes caboclos, que contou com seguinte programação:

-          10h00: Abertura com momento religioso, pronunciamento dos convidados Adélio Spanholi, Aderbal de Vargas e do Prefeito Municipal Roque de Simas.

-          12h00: foi servido um almoço típico da comida cabocla.

-          14h00: começaram as apresentações com início do resgate histórico contemplando o trabalho das organizadoras e responsáveis pela pesquisa da cultura cabocla, Ivanete Mora Nosswitz e Vânia Kilpp Stockmann, seguindo o modelo da comunidade de Zonalta, em Piratuba quando estiveram no dia 30/01/2004 participando da 3ª Festa da Cultura Cabocla, de onde surgiu a idéia e trazer este evento para Ipira.

        Amadurecida a idéia e juntamente com o apoio da Prefeitura Municipal de Ipira e o entusiasmo dos senhores Urbano e Eva Simas, que intermediaram junto a Igreja Católica e a Comunidade de Boa Esperança para o acontecimento da Festa.

       Foi o maior sucesso que surpreendeu até os organizadores e que contou também com a Secretária de Educação Ladi Baretta, o Diretor da Cultura Clóvis Huff e a Ex Secretária de Educação Ozaide Linhares, a medida dos colaboradores da Comunidade foi igual ao tamanho e sucesso da Festa que contou com histórias de Ipira, causos resgatados dos antigos caboclos, apresentações do Coral Infantil de Ipira, Carolina Borges, Larissa Potrick e Camila Pedroso. No final da tarde encerrou-se com chave de ouro e com todas as homenagens que estas pessoas merecem, e ainda apresentaram-se o senhor Ervino Klemann com dois números musicais de Bandonion, o casal Osvaldo e Cema Garcia de Abreu que emocionaram os presentes com canções religiosas, o grupo vindo Zonalta que fizeram suas apresentações que foram desde Cantos em Dupla, Toadas na Roça, Terno de Reis e Terno de Martelo, a senhora Dulce Viera fez sua apresentação com músicas de Gaita, Manoel da Silva se apresentou tocando Gaita e com a participação do senhor Aderbal de Vargas.

        Os moradores da Comunidade de Boa Esperança fecharam a festa com suas apresentações de Canto de Dupla, Ternos e Toadas, agradecendo a todos os participantes e colaboradores que sem dúvida vão deixar mais uma grande promoção para entrar no calendário festivo do Município de Ipira.

       ?É preciso que tenhamos a sensibilidade para captar o essencial da vida de cada ser humano, porque o essencial é sua própria vida?.

        Parabéns a todos pelo trabalho realizado.

 

Anterior

Edelina de Miranda

Próximo

12ª Feira do Gado Geral de Capinzal

Deixe seu comentário