logo RCN

Exposição

Exposição

?Formação e socialização profissional do professor de educação Básica na Região da GEREI/Joaçaba/SC: relação dos professores com a profissão e sua visão sobre o trabalho que desenvolvem?

 

                                                                 Coordenadora: Prof. Dra. Leda Scheibe

Bolsista: Miriam Mascarello

 

A pesquisa ?Formação e socialização profissional do professor de educação Básica na Região da GEREI/Joaçaba/SC: relação dos professores com a profissão e sua visão sobre o trabalho que desenvolvem?  é parte do projeto integrado ?Profissão Professor de Educação Básica na Região da Gerei Joaçaba/SC?, do qual constitui-se em sub-projeto. É continuidade de estudos já realizados que focalizam o professor da Educação Básica, sua formação, seu trabalho e seu processo de profissionalização. Desenvolvida sob a orientação da professora Doutora Leda Scheibe, conta com a  colaboração de mais três professores: Dra. Nadir Delizoicov, Dra. Roselane Campos e Ms. Zenilde Durli. Conta, ainda, com a colaboração de uma bolsista ? Miriam Mascarello. Tem como objetivo, apreender a visão dos professores acerca do trabalho que desenvolvem, para conhecer melhor sua relação com a profissão, considerando as percepções que apresenta: sobre a instituição na qual atua, sua infra-estrutura, equipe de trabalho, direção e relações interpessoais que aí ocorrem; sobre o seu salário, atividade sindical e política; sobre a participação dos pais na escola; sobre o seu comprometimento com o trabalho e ainda sobre os processos de formação continuada. Como procedimento metodológico estão sendo utilizados dados documentais e entrevistas com os professores. Configura-se, portanto, como uma pesquisa de caráter qualitativo, com a finalidade de ampliar o conhecimento a respeito dos professores do Ensino Básico da região da GEREI-JOAÇABA-SC.

A pesquisa, prevista para 12 meses, está em andamento. Já foram realizadas as seguintes atividades: levantamento bibliográfico inicial, revisão de literatura, organização do acervo de referências e de pesquisa bibliográfica, roteiro de entrevistas e realização de 37 entrevistas com professores nos municípios de Joaçaba, Herval D? Oeste, Lacerdópolis, Catanduvas, Ouro e Capinzal.  Professores dos demais municípios da GEREI-Joaçaba serão ainda entrevistados. No momento estão sendo realizadas análises preliminares dos dados coletados. 

O resultado deste estudo dará maior visibilidade a respeito da construção da profissionalidade do professor da região. Certamente permitirá chegar cada vez mais perto do professor de ?carne e osso?, ao averiguar, na nossa região, a relação que os docentes mantêm com a sua profissão: suas expectativas pessoais a respeito do status profissional e da sua identidade - subjetiva ou objetiva - diante da administração escolar e da comunidade escolar mais ampla; seu sentimento em relação ao seu ambiente de trabalho e ao salário que recebem; sua participação nas atividades políticas da categoria, num contexto de desvalorização social e de baixos salários; suas percepções sobre o trabalho nas escolas públicas e nas escolas privadas. O desenvolvimento desta pesquisa e de outras ligadas ao Mestrado em Educação da UNOESC ? Joaçaba, visam à constituição de um banco de dados que possibilite o reconhecimento da profissionalidade dos professores da 7a GEREI.

 

 

SAÚDE 10 recebe doação de calçados

 

 

O programa SAÚDE10 recebeu, no dia 30 de setembro, a doação de 140 pares de calçados. Uma iniciativa impulsionada pela responsabilidade social fez com que a UNOESC/SAE, UNIMED, COLMEIA CENTER, GRUPO PEGORARO, GRAFISA, LIONS e PREFEITURA MUNICIPAL DE JOAÇABA unissem esforços em torno de um objetivo comum: viabilizar a arrecadação de tênis para a prática adequada de atividades recreativas e de lazer.

O programa SAÚDE10 tem como finalidade prestar serviços de atendimento a crianças e adolescentes, adultos e idosos carentes da comunidade de Joaçaba e região, constituindo-se em instrumento de combate à exclusão e de construção da cidadania, através da prática de atividades físicas, esportivas e de lazer. O programa é desenvolvido nos espaços esportivos disponíveis na comunidade.

 

 

Grupo de Dança da Unoesc/ Joaçaba participa da Abertura da OLICHAMP

 

 

O Grupo de Danças da UNOESC Joaçaba participou do Cerimonial de Abertura da OLICHAMP, no Complexo Esportivo Marista, ocorrido no dia 28 de setembro.

O Grupo de Danças da UNOESC está em funcionamento desde o 1º semestre e tem como objetivos o ensino da dança para acadêmicos e funcionários, o incentivo à cultura, à arte e à formação integral, bem como valorizar as capacidades e potencialidades dos acadêmicos através da aprendizagem de ritmos variados, visando a ocupação do tempo livre e melhoria da qualidade de vida da comunidade acadêmica.  O grupo se reúne semanalmente no Centro de Eventos da UNOESC e a coreógrafa responsável é a professora Michelli Petri Dalapria Grigollo. O Grupo de Danças está vinculado ao Programa de Esportes e Lazer na UNOESC, coordenado pelo Curso de Educação Física, da Área de Ciências Biológicas e da Saúde.

 

 

Bibliotecários participam de curso em São Miguel do Oeste

 

 

Os bibliotecários da Unoesc Joaçaba, Edina Mari Cavichioli e Alvarito Luiz Baratieri, participaram do curso de capacitação Oficina de Normalização ministrado pela profª Anamaria da Costa Cruz, da Universidade Fluminense do Rio de Janeiro. O curso foi realizado na Unoesc São Miguel do Oeste e abordou temas como princípios editoriais, publicações periódicas, livros e folhetos. ?Pretendemos nos capacitar para auxiliar e aperfeiçoar cada vez mais a apresentação dos trabalhos acadêmicos?, afirmou Alvarito.

 

 

 

Fisioterapia em Mastectomizadas

(com foto)

 

Por causa do câncer de mama, algumas mulheres precisam se submeter a uma cirurgia para retirar o seio ou parte dele. A dona de casa Luizabeth Gonçalves Pereira, 37 anos, passou por uma cirurgia na mama há dois anos. Com a retirada da mama direita, o próprio médico a encaminhou à clínica de fisioterapia da Unoesc. Luizabeth tinha parado as sessões de fisio por falta de condições financeiras e acabou se transformando na primeira paciente do projeto social ?Atendimento Fisioterápico em Mulheres Mastectomizadas?, desenvolvido gratuitamente pelo curso de fisioterapia. ?Me ajudou emocional e fisicamente. Cheguei depressiva, triste, abalada pela doença e pela retirada da mama e hoje me sinto muito bem, estou cuidando de mim, não esqueci da vaidade?, conta.

De acordo com a coordenadora do projeto, profª Fabiane Dell Antonio, o atendimento é direcionado às mulheres que por causa do câncer, tiveram que retirar a mama ou um quadrante dela. Fabiane esteve em hospitais de Curitiba antes de implantar o projeto e supervisiona cerca de 35 alunos que se revezam nos atendimentos.

As pacientes são encaminhadas pelo próprio mastologista. As sessões são semanais e duram cerca de uma hora. Elas recebem drenagem linfática manual e mecânica para os casos de linfedema que são inchaços no braço causados pela retirada dos linfáticos axilares; cinesioterapia (exercícios) e correção postural.  A fisioterapia em mulheres mastectomizadas previne e diminui as complicações respiratórias; evita aderências, cicatrizes e quelóides; previne o linfedema, ajuda na reeducação postural e incentiva a auto-estima da paciente. ?Para 2005, a expectativa é de que possamos aumentar o número de pacientes mastectomizadas, vamos ter mais espaço para os atendimentos com a possível ampliação da clínica?, explica Fabiane.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anterior

Paisagismo

Próximo

Festa de aniversário dos irmãos gêmeos

Deixe seu comentário