logo RCN

Escola do Legislativo de Capinzal “Íria Dambróz” realiza sua primeira atividade

  • Aldo Azevedo - Palestra foi ministrada pela Psicóloga, Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Especialista em TEA (autismo), Cyndi de Pauli, com o tema “Conscientização sobre o Autismo".

Palestra sobre a conscientização quanto ao autismo e transtorno do espectro autista, ministrada pela psicóloga Cyndi de Pauli

A Câmara de Vereadores de Capinzal realizou na noite de quinta-feira (20/04), a primeira atividade pública da Escola do Legislativo Iria Dambróz. A palestra foi ministrada pela Psicóloga, Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Especialista em TEA (autismo), Cyndi de Pauli, com o tema “Conscientização sobre o Autismo". O assunto é de extrema importância para a comunidade, uma vez que a inclusão de pessoas com autismo ainda é um desafio a ser superado na sociedade. O objetivo foi proporcionar à sociedade mais informações sobre como conviver melhor com a diversidade do espectro Autista, de forma respeitosa, com oportunidades e equidade de direitos. Promover o entendimento sobre o autismo é uma luta de todos nós!

A convite da Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Capinzal, assinado pela diretora da mencionada Escola, Bianca Almeida Fontana e pelo presidente da mesa diretora vereador e presidente Jairo Luiz Hoffmann, a Reportagem de O TEMPO jornal de fato registrou a palestra, quinta-feira, às 19h30, no auditório Brenno José Toaldo, do Sindicadezal. Destacamos também a participação do Coordenador de Projetos da Escola do Legislativo: Israel Boniek. Além de Bianca fazer o protocolo, o Presidente do Legislativo, Jairo usou da apalavra, ainda proferiu algumas palavras a presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA), Adislei Maria Zanini Da Cás. 

A Escola foi criada por iniciativa dos vereadores: Jairo Luiz Hofmann, Enio José Paggi, Rafael Edgar Tonial, Alexsandro Thomaz de Vargas e Tiago de Oliveira Luz, aprovada através da Resolução n.º29, de 1º de fevereiro de 2023, tendo sido nomeada em homenagem a Dona Iria Dambrós, in memoriam, cidadã politicamente atuante no Município.

A Escola do Legislativo é um projeto novo e inovador em Capinzal, mas já existe há mais de 20 anos em todo o País. São aproximadamente 350 Câmaras que já possuem Escola do Legislativo.

A Escola tem como missão contribuir para o aprimoramento do Poder Legislativo e principalmente da nossa comunidade. O objetivo principal é aproximar a sociedade do parlamento, por meio de ações pedagógicas para o fortalecimento da cidadania sobre temas de interesse geral. Dentre os projetos, buscam trazer cursos, treinamentos de aperfeiçoamento, palestras, tanto para qualificação técnica dos servidores públicos e agentes políticos, como para toda a população, contemplando temas que poderão ser sugeridos pela comunidade.

Em todas as palestras e cursos os presentes inscritos receberão um certificado de participação emitido pela Escola do Legislativo.

No nosso primeiro encontro, foi proposta uma palestra sobre o Autismo, já que o mês de abril é o mês de conscientização sobre o tema, o que consideramos crucial para promover a inclusão e a compreensão das pessoas com autismo na sociedade.

O que é o autismo e quais os sintomas? De forma geral, o transtorno de espectro autista é caracterizado por comprometimentos na linguagem, comunicação, comportamento social e inteligência. Além disso, os interesses e atividades são poucos, sendo realizados de forma repetitiva.27 de ago. de 2019 GOOGLE

Quais são as crises do autismo? Nesse contexto, as crises podem apresentar sinais de alerta que podem ser exteriorizados pelo acúmulo de emoções, evidenciadas por gritos, instabilidade, movimentos repetitivos, entre outras ações. Estes sinais servem como um alerta de que a pessoa em questão está prestes a perder o controle.17 de nov. de 2022 GOOGLE

Aldo Azevedo / jornalista

Vereador e presidente Jairo Luiz Hoffmann.

Diretora da mencionada Escola, Bianca Almeida Fontana.

Presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA), Adislei Maria Zanini Da Cás.  

Palestra foi ministrada pela Psicóloga, Neuropsicóloga, Psicopedagoga e Especialista em TEA (autismo), Cyndi de Pauli, com o tema “Conscientização sobre o Autismo".

Reportagem de O TEMPO jornal de fato registrou a palestra, quinta-feira, às 19h30, no auditório Brenno José Toaldo, do Sindicadezal.

Assembleia geral ordinária e extraordinária da Uniprime Ouro Anterior

Assembleia geral ordinária e extraordinária da Uniprime Ouro

Prefeitura de Zortéa através de sua Secretaria de Educação promove palestra “Desafios e Potencialidades com os Filhos” Próximo

Prefeitura de Zortéa através de sua Secretaria de Educação promove palestra “Desafios e Potencialidades com os Filhos”

Deixe seu comentário