logo RCN

Erradicação de plantas

Erradicação de plantas contaminadas pelo Cancro Cítrico

Cancro Cítrico é o dano causado pela bactéria Xanthomonas axonopodis p.v. cítri, que ataca as folhas, frutos e ramos de todas as plantas cítricas.

      Os prejuízos ocorrem com a diminuição da produção e qualidade dos frutos. Problemas de comercialização, contaminação de áreas, podendo levar à interdição de propriedades e erradicação dos pomares.

       Os sintomas da doença aparecem nas folhas, frutos e ramos das plantas. Exemplos:   

-          Lesões nas folhas são visíveis e coincidentes nos dois lados e quando observadas contra a luz, apresentam anéis amarelados ao redor;

-          Nos frutos as lesões são salientes, corticosas e profundas, formando crostas. Aparecem jovens evoluindo à medida que os frutos se desenvolvem;

-          nos frutos desenvolvidos as lesões podem abrir-se possibilitando a entrada de fungos, o que provoca a queda dos mesmos;

-          Disseminação: a bactéria causadora do Cancro Cítrico é disseminada pela água da chuva e irrigação, ventos, frutos, mudas e partes de plantas contaminadas, caixarias, veículos, implementos, utensílios e pelo próprio homem. Penetra na planta através de ferimentos, aberturas naturais e danos causados pela larva minadora da folha dos citros.

      Com o objetivo de impedir o alastramento do Cancro Cítrico em nossa região, a CIDASC, com a colaboração de funcionários e equipamentos da Prefeitura Municipal, erradicou 50 plantas de laranjeiras na Rua Nossa Senhora dos Navegantes, no Bairro Parque e Jardim Ouro, no dia 11 de novembro de 2003.

       As referidas plantas foram erradicadas por estarem contaminadas com a doença Cancro Cítrico, para a qual não tem controle e estava sendo um foco de contaminação para as plantas cítricas, que são suscetíveis a essa doença.

     Foram plantadas no local mudas frutíferas nativas.

       As frutas cítricas contaminadas pela doença, apesar do dano econômico que causam, podem ser consumidas pelas pessoas.

       O controle do Cancro Cítrico é acompanhado pelo Serviço de Defesa Sanitária Vegetal do Estado ?CIDASC, de acordo com a Portaria Ministerial nº291/97.

       As informações nos foram repassadas pelo Sr. Adalto Miquelotto, engenheiro agrônomo da Cidasc, do Ouro.

Anterior

Frassetto há 47 anos prestando serviços de pintor

Próximo

Fortuna passa por mais um transplante de córnea

Deixe seu comentário