logo RCN

Enxurradas ao longo do tempo fazem ceder galeria e tubulação em via pública

Prefeitura de Capinzal realiza recuperação e benfeitoria do bem público

A Prefeitura de Capinzal (SC), na segunda-feira, 09 de outubro, assim que cedeu parte da Rua José Cadorin, sendo uma via pública pavimentada com lajotas e asfalto, em virtude das chuvas da última semana, que de um dia para outro choveu 130mm, da mesma forma em 24 horas um dia depois mais 120mm, totalizando 250mm, iniciou a recuperação da galeria e também da tubulação de 1,50m de diâmetro.

Foi visto o prefeito Nilvo Dorini; secretário de Urbanismo e Obras, Paulinho Rodrigo Ribeiro; diretoria de trânsito, funcionários públicos, Simae e outros no local, fazendo e acompanhando os serviços.  

A dita enxurrada que vai parar no Rio Capinzal é escoada pela galeria e tubulação, quando não suporta tanta chuva vai por cima da via e passeios públicos. O problema que a expansão das mediações da Avenida Leonardo Santos, a considerada estrada Velha, não era área de risco, mas, nos últimos anos se transformou, portanto, contra o desenvolvimento e progresso não existe resistência, porém, é preciso e necessário escoar as águas pluviais para o Rio do Peixe, pois no mesmo estão construindo uma barragem que servirá de contensão da cheia, o que não tem o Rio Capinzal.   

O Rio Capinzal recebe a dita enxurrada dos morros, onde estão loteamentos, no entanto, falta uma limpeza de seu leito, sendo a dragagem, que trata-se de um processo que tem como objetivo escavar o rio. Com isso, é possível remover lixo, terra, areia, rochas e outros resíduos que estejam presentes ali. Este processo pode ser feito em rios, lagos, portos e, até mesmo, em oceanos. GOOGLE Quem sabe, construir os ditos diques, sendo que normalmente, utilizam-se os seguintes materiais: concreto, terra ou pedras empilhadas nas margens da massa de água que será contida.GOOGLE Com isto dá velocidade ás águas, quanto o seu escoamento, mas, também é necessário não deixar o Rio Capinzal chegar frontal ao Rio do Peixe, pois isto gera recuo das águas e alagamento de parte da cidade. Futuramente, se fazerem esse planejamento e investimento, dando certo, poderá canalizar não com chapas ou concreto, e sim, ferragem com aberturas.

Aldo Azevedo / jornalista

Terceira faixa na BR-101 entre Porto Belo e Piçarras pauta reunião de comitiva catarinense em Brasília Anterior

Terceira faixa na BR-101 entre Porto Belo e Piçarras pauta reunião de comitiva catarinense em Brasília

Conselho de Defesa Civil de Capinzal promove reunião para discutir Decreto Emergencial Próximo

Conselho de Defesa Civil de Capinzal promove reunião para discutir Decreto Emergencial

Deixe seu comentário