logo RCN

Ecolar amplia faturamento com acompanhamento de agente local de inovação do Sebrae/SC

  • - Ecolar trabalha com geração de energia solar (Foto: divulgação).


O uso da energia solar no Brasil corresponde a 1,7% de toda a matriz energética brasileira e está em constante evolução. Diversas empresas especializadas neste segmento oferecem produtos e serviços de qualidade. É o caso da Ecolar Soluções Sustentáveis localizada em Xanxerê, no oeste catarinense.

A empresa é familiar e especializada na venda de equipamentos e acessórios para aquecimento com toda linha de aquecedores e reservatórios, além de kits prontos, e geração de energia solar, como coletores solares à vácuo para residências, edifícios, indústrias, e comércios, além de sistemas de aquecimento para piscinas para aproveitá-la o ano todo. Conta com equipe preparada quando o assunto é sustentabilidade.

Elton de Lima e Emanuela Bragagnolo de Lima são os sócios-proprietários que idealizaram e apostaram no negócio há cerca de quatro anos. “Trabalhei por seis anos como representante de uma fábrica que vendia placas de energia solar e resolvi atender o consumidor final com a Ecolar, onde estamos empreendendo há quatro anos”, conta Elton.

Focada em soluções sustentáveis, a Ecolar oferece economia e bem-estar pensando no futuro. “Proporcionamos soluções para que o cliente use a natureza ao seu favor, com economia e sem agredir o meio ambiente”, destaca o empreendedor.

Em 2022, para aprimorar pontos estratégicos de evolução, a empresa teve acompanhamento do programa ALI (Agente Local de Inovação), realizado pelo Sebrae/SC. Emanuela conta que conheceu o ALI através de indicação de uma amiga e viu que seria importante participar para desenvolver a Ecolar através da inovação.

“Identificamos que precisávamos aprimorar algumas questões de controle de estoque e aumento do faturamento, além de encontrar outras opções para viabilizar o serviço aos nossos clientes. Com o acompanhamento do ALI, a inovação implementada foi o e-commerce, voltamos a trabalhar com o e-commerce”, explica a empresária.

Entre os resultados obtidos por meio das orientações do ALI, os empresários destacam o crescimento no faturamento em 20% com a retomada do e-commerce. “A ALI deu algumas dicas de como melhorarmos nosso site, orientou com o Google Meu Negócio e a investirmos em marketing digital. Com isso, voltamos a vender no e-commerce com foco no público regional”, relata.

Para Emanuela, o atendimento do ALI foi importante para identificar soluções de maneira prática. “Somos uma empresa familiar e acabamos não conversando muito com profissionais externos, muitas vezes, soluções simples passam despercebidas. Quando vem uma pessoa de fora, como é o caso da ALI, consegue nos dar ideias que mudam tudo. É um acompanhamento que vale muito a pena. Agradecemos ao Sebrae porque foi ótimo para a nossa empresa”, acrescenta. De acordo com a ALI, Andréia Figueiróla, o acompanhamento auxiliou os empresários a ajustar o estoque, criar planilha de controle e um checklist de peças para quando os instaladores retirarem itens para a obra anotarem o que estão levando e o que volta para a empresa.

“Em paralelo, nossas ações foram focadas no marketing para que a empresa retomasse as vendas no formato online, as quais estavam paradas. Junto a isso, colocamos os itens comercializados pela Ecolar disponibilizados em marketplace”, salienta a ALI.

A gestora do programa na regional oeste do Sebrae/SC, Marieli Aline Musskopf, destaca que os agentes locais de inovação ajudam a promover a inovação, reduzir os custos ou aumentar o faturamento das microempresas e empresas de pequeno porte. “A Ecolar é um case de sucesso, principalmente no que diz respeito à inovação, que foi um dos grandes diferenciais para o crescimento do faturamento da empresa. Isso mostra que micro e pequenas empresas podem e devem apostar na inovação sem medo e confiantes de que, com isso, alcançarão excelentes resultados”.

 

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site.    

Foto 01 – Empresários Elton de Lima e Emanuela Bragagnolo de Lima resolveram empreender no ramo da energia sustentável (Foto: divulgação).

Foto 02 – Ecolar trabalha com geração de energia solar (Foto: divulgação).

Foto 03 – Foco da empresa é em soluções sustentáveis (Foto: divulgação).

 

 

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Jornalista Responsável – Marcos A. Bedin – MTE SC 00085-JP


Enio e Nunes em visita ao presidente da Alesc Anterior

Enio e Nunes em visita ao presidente da Alesc

O CadÚnico não é único Próximo

O CadÚnico não é único

Deixe seu comentário