logo RCN

Dia 1º de Outubro - Dia Internacional da Pessoa Idosa

Sua origem foi iniciativa da ONU (Organização da Nações Unidas), em 1991, visa tratar dos direitos dos idosos, criando espaços de debates sobre a importância de preservar o respeito e a dignidade dessas pessoas.

No Brasil, através da lei de nº 10.741, de 01 de Outubro de 2003, está presente no Estatuto do Idoso, uma legislação que dispõe os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Pelo Fato de o Estatuto ter sido instituído em 1º de outubro de 2006, foi criado uma outra Lei a 11.433 de 28/12/2006 para transferir o Dia do Idoso para 1º /10.

A longevidade aumentou no país, novas leis foram criadas, ampliou-se os grupos da 3ª idade.

 A Unoesc sempre preocupada com o desenvolvimento regional, iniciou em Capinzal em 2003 a UNITI (Universidade da Terceira Idade), primeiramente com o primeiro encontro mensal e em 2013 passou a ter encontros semanais, com uma carga horária de 4h por encontro.

Com este trabalho é possível observar mudanças de ordem qualitativa na vida pessoal e grupal dos idosos, pois inúmeras são as atividades desenvolvidas com discussões de temas voltados para a saúde e qualidade de vida, participam de passeios, viagens de estudos e culturais, dentre outras ações.

Recentemente um grupo de 27 pessoas idosas realizaram uma viagem cultural a Portugal.

"Respeitar as pessoas idosas é tratar o próprio futuro com respeito, pois um dia seremos todos idosos."

Marcos Vinicius Durli

 

 

HUST publica edital para processo seletivo em Residência Médica Anterior

HUST publica edital para processo seletivo em Residência Médica

TRIBUTO AO PROFESSOR E À NATUREZA Próximo

TRIBUTO AO PROFESSOR E À NATUREZA

Deixe seu comentário