logo RCN

Devido inúmeras enxurradas ao longo do tempo fez ceder galeria e tubulação em parte da Rua José Cadorin

Prefeitura de Capinzal realizou parte da recuperação e benfeitoria do bem público

Na segunda-feira, 09 de outubro de 2023, assim que cedeu parte da Rua José Cadorin, sendo uma via pública pavimentada com lajotas e asfalto, iniciou a recuperação, transformando a galeria em tubulação de 1,50m de diâmetro.

Ao longo do tempo causaram rupturas na galeria, o que resultava no alagamento da via pública e de certos imóveis.

Na sexta-feira, à tarde, 20 de outubro de 2023, a Reportagem de O TEMPO jornal de fato ao ver a prefeito Nilvo Dorini acompanhado do secretário de Urbanismo e Obras, Paulinho Rodrigo Ribeiro; o entrevistou quanto aos serviços. 

Como cedeu as paredes da galeria, então foi constatada que estava toda comprometida, com isto foi retirado as laterais e a chapa que estava em cima, porém, não tinha piso. Segundo o Prefeito Dorini, acabou corroendo as laterais o que cedeu a galeria. No ponto em que foi feito o vídeo e fotos na sexta-feira, 20 de outubro de 2023, através de vistorias constataram que a galeria esta boa, então fizeram uma caixa de contensão e boca-de-lobo, sendo que da Rua José Cadorin a Rua XV de Novembro não precisaria mudar naquele momento. Mas, agora que foi indenizada a casa situada na Rua José Vicari, tendo uma avaliação de indenização de desapropriação e negociação amigável, agora poderão dar prosseguimento da Rua XV de Novembro, passando por dentro do terreno sentido Mecânica Daleosir desaguando no Rio Capinzal através de uma galeria a ser implantada.

Quando desta entrevista, o Prefeito Dorini informou que até aquele momento tinham colocado 76 tubos. O que no em tal trecho substituíram a galeria por tubulação.

A proposta de R$ 250 mil de indenização da casa para poder passar com a galeria de condução das águas, no entanto, não se sabe quantos tubos irão ainda, mas são R$ 949,00 cada um. “A expectativa é grande em amenizar o problema quanto a questão das enxurradas”, destaca Dorini.   

A via pública essa era de asfalto e de lajotas, sendo a ideia fazer uma pavimentação asfáltica, inclusive, para também contemplar o estacionamento do Ginásio de Esportes Prefeito Dileto Bertaiolli e deixando o acesso mais bonito.

A água coleta da enxurrada passou pela tubulação de 1.50m, porém, para baixo é de 80cm, então não se sabe se foi a pressão ou alguma coisa que obstruiu o escoamento da água e resultou por uns minutos no alamento de parte das ruas José Cadorin, XV de Novembro, José Vicari e a Presidente Nereu Ramos.

Se o problema não for solucionado, pelo menos ficará amenizado, já que a expansão habitacional e empresarial na cidade alta acaba as águas pluviais, sendo da chuva, direcionadas para a cidade baixa até o Rio Capinzal, também não suportando e acaba transbordando. Seria necessário desassorear e dragar o mencionado rio, pois o seu leito esta levantado, quase raso de tanta terra, pedra e outros, por isto resulta com facilidade alagamentos.   

Aldo Azevedo / jornalista

Foto legenda: Choveu em menos de meia hora 50mm, consequentemente, a tubulação de menor diâmetro entupiu e provocou o alagamento, minutos depois com a pressão se abriu e começou as águas serem escoadas normalmente, terça-feira, 09 de janeiro à tarde.

Bonato Reboques e Acessórios agora com duas lojas, em Capinzal e Ouro Anterior

Bonato Reboques e Acessórios agora com duas lojas, em Capinzal e Ouro

Construção do novo Fórum de Herval d’Oeste tem mais de 80% das obras executadas Próximo

Construção do novo Fórum de Herval d’Oeste tem mais de 80% das obras executadas

Deixe seu comentário