logo RCN

Desenvolvimento Sustentável

Luiz Carlos Golin Acadêmico de Tecnologia em Saneamento Ambiental

      Você já parou para pensar no que significa a palavra ?progresso?? Pois então pense: estradas, indústrias, usinas, cidades, máquinas e muitas outras coisas que ainda estão por vir e que não conseguimos nem imaginar. Algumas partes desse processo todo são muito boas, pois melhoram a qualidade de vida dos seres humanos de uma forma ou de outra, como no transporte, comunicação, saúde, etc. Mas pensando bem, será que tudo isso de bom tem algum preço? Será que pra ter toda essa facilidade de vida, nós humanos, não pagamos nada?

        Você já ouviu alguém dizer que para tudo na vida existe um preço? Pois é, nesse caso não é diferente. O progresso, da forma como vem sendo feito, tem acabado com o ambiente ou em outras palavras, destruindo o planeta terra e a natureza. Um estudioso do assunto disse uma vez que é mais difícil o mundo acabar devido a uma guerra nuclear ou por uma invasão extraterreste (ou uma catástrofe qualquer) do que acabar pela destruição que nós, humanos, estamos provocando em nosso planeta, você acha que isso tudo é um exagero? Então pense...

        O atual modelo de crescimento econômico gerou enormes desequilíbrios; se, por um lado nunca houve tanta riqueza e fartura no mundo, por outro lado, a miséria, a degradação ambiental e a poluição aumentam dia-a-dia. Diante desta constatação, surge a idéia do desenvolvimento auto-sustentável, buscando conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental, e, ainda, ao fim da pobreza no mundo.

         Acredita-se que isso tudo seja possível, e é exatamente o que propõem os estudiosos em ?Desenvolvimento sustentável?, que pode ser definido como: ?Equilíbrio entre tecnologia e ambiente, revelando ?se os diversos grupos sociais de uma nação e também dos diferentes países na busca da equidade e justiça social.?

 

Luiz Carlos Golin

Acadêmico de Tecnologia em Saneamento Ambiental     

 

Anterior

15ª Festa do Agricultor de Piratuba

Próximo

Curso de práticas de produtos cosméticos

Deixe seu comentário