logo RCN

Deputado Peninha é relator de projeto que incentiva a produção de mel

PL foi aprovado nesta quinta-feira pela Câmara dos Deputados

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (24) o PL 6913/17 que institui uma política nacional de incentivo à produção de mel e o desenvolvimento do setor de criação de abelhas. O deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC) foi relator do projeto que agora segue para tramitação do Senado Federal.

A criação de abelhas é uma opção de incremento de renda para a agricultura familiar.  "O Estado de Santa Catarina é referência na produção de mel. O objetivo do projeto é elevar os padrões de qualidade do produto e garantir uma renda maior aos produtores", explica o deputado Peninha.

O incentivo

A apicultura é um mercado em expansão no Brasil, entretanto a organização da cadeia produtiva ainda é precária, especialmente devido à escassez de locais adequados para a extração do mel e beneficiamento da cera. O setor também enfrenta a falta de assistência técnica e desconhecimento por parte da população quanto às propriedades e benefícios do consumo do produto.

 "Dentre os meios que o projeto de lei propõe para incentivar o desenvolvimento da atividade estão o uso de tecnologias, oferta de crédito rural, qualificação de mão de obra, cooperativismo, certificações de origem e selos de qualidade. Há um imenso potencial a ser explorado", destaca o deputado relator da proposta.

Antes de ser aprovado pela CCJC, a matéria, que tem autoria do deputado Evair Vieira de Melo (PP/ES), foi analisado pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Como não necessita de análise no plenário, o projeto segue para aprovação do Senado Federal e posterior sanção do Presidente Jair Bolsonaro. 

Premiados os vencedores da 13ª Edição do Concurso de Redação do Consórcio Machadinho Anterior

Premiados os vencedores da 13ª Edição do Concurso de Redação do Consórcio Machadinho

Segurança Pública Próximo

Segurança Pública

Deixe seu comentário