logo RCN

Curso da Unimed Chapecó aborda importância da odontologia no pré-natal

  • - O casal do município de Seara, a psicóloga Lais Regina Bordignon de 26 anos e o professor Jean Scussel de 31 anos aguardam ansiosos sua primeira filha Laura.

Gestantes para Casais, da Unimed Chapecó.

Você sabia que a saúde bucal da gestante interfere na formação do bebê? O zelo deve ser redobrado pelas futuras mamães no período, pois todas as reações do organismo ficam exacerbadas. A proliferação de bactérias na boca pode causar estímulos que induzem a uma hiperirritabilidade da musculatura uterina aumentando o risco de parto prematuro, contrações uterinas, restrição ao crescimento do feto e pré-eclâmpsia. Esse assunto foi abordado, nessa semana, durante o curso de Gestantes para Casais, da Unimed Chapecó. A primeira edição deste ano integra 30 casais.

A cirurgiã-dentista, especialista em Odontopediatria Dra. Elissa Santin Costella, explicou sobre a importância da odontologia no pré-natal, os cuidados necessários da gestante. "As alterações hormonais que ocorrem nessa fase são responsáveis pelo aumento da resposta inflamatória gengival, ampliando as chances de doenças como a gengivite ou a periodontite, que resultam da placa bacteriana e do cálculo dental não removidos", explicou.

Também abordou as consequências da falta de higienização bucal do bebê e de hábitos na alimentação noturna, como a cárie precoce na primeira infância. Além disso ressaltou a necessidade do aleitamento materno (na formação do dente, na formação facial, no desenvolvimento da fala e da musculatura da boca, além de exercitar a língua e o sistema respiratório e contribuir para o correto posicionamento dentário).

O casal do município de Seara, a psicóloga Lais Regina Bordignon de 26 anos e o professor Jean Scussel de 31 anos aguardam ansiosos sua primeira filha Laura e aprovaram a iniciativa que apresenta conteúdos relevantes com uma dinâmica atrativa. "Estamos gostando bastante, as temáticas são necessárias e sabemos que vamos utilizar muitas orientações transmitidas. A cada encontro aprendemos coisas novas", relatou Lais.

Outro aspecto que chamou a atenção do casal é de que todos os médicos que integraram a programação do curso têm filhos. "Isso nos transmite mais confiança e reforça a experiência e os conhecimentos dos profissionais. Das informações repassadas nos chamou muita a atenção sobre os cuidados com os bebês nos primeiros dias, pois tínhamos receio de como proceder", explicou Scussel. Lais também estava ansiosa para conhecer a maternidade do Hospital Unimed Chapecó. "O parto sempre gera incerteza e muita expectativa, por isso conhecer a estrutura oferecida é importante. Essa é minha primeira gestação, estou de 26 semanas, e ainda não defini como será o parto", comentou Lais. 

No curso também são transmitidas orientações pelos seguintes profissionais: pediatra, fonoaudiólogo, anestesista, enfermeira, nutricionista, educador físico, fisioterapeuta e ginecologista.

PRÓXIMAS EDIÇÕES

Em 2020 serão realizadas cinco edições, as próximas estão previstas para os períodos de: abril, junho, agosto e novembro. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone 49- 33611812.

 

MARCOS A. BEDIN

Registro de jornalista profissional MTE SC-00085-JP

Matrícula SJPSC 0172

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

'Fim de ano premiado' movimenta 200 milhões em vendas e R$ 150 mil em prêmios Anterior

'Fim de ano premiado' movimenta 200 milhões em vendas e R$ 150 mil em prêmios

Regulamento das escolas cívico-militares é apresentado a pais e responsáveis de alunos Próximo

Regulamento das escolas cívico-militares é apresentado a pais e responsáveis de alunos

Deixe seu comentário