logo RCN

Cultivos de moluscos de Zimbros e Canto Grande estão liberados para comercialização

  • - Confira o mapa

Localidades Zimbros e Canto Grande, em Bombinhas

A partir desta quarta-feira (30), as localidades Zimbros e Canto Grande, em Bombinhas, estão liberadas para a comercialização e consumo de ostras, mexilhões, berbigões, vieieras e seus produtos, tanto nos costões, quanto beira de praia.

A desinterdição dos cultivos acontece após dois resultados negativos consecutivos, com a demonstração pelas análises de que as concentrações de toxina diarreica nos moluscos bivalves da região estão dentro dos limites de segurança para o consumo humano. As análises são repetidas semanalmente.

           

Permanecem interditadas

As localidades de Canto dos Ganchos, Calheiros e Ganchos de Fora, em Governador Celso Ramos, seguem interditadas para a retirada, a comercialização e o consumo de todas as espécies de moluscos e seus produtos, inclusive nos costões e na beira de praia.

A medida foi necessária após exames laboratoriais detectarem a presença de ácido ocadaico nos cultivos de moluscos bivalves da região. Quando consumida por seres humanos, essa substância pode ocasionar náuseas, dores abdominais, vômitos e diarreia.

 

Monitoramento constante

Santa Catarina é o maior produtor nacional de moluscos e o único estado do país que realiza o monitoramento permanente das áreas de cultivo. O Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos é um dos procedimentos de gestão e controle sanitário da cadeia produtiva, dando garantia e segurança para os produtores e consumidores.

Paulo Henrique Santhias

Assessoria de Imprensa

Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural

CDL Jovem Chapecó promove workshop sobre comunicação no varejo Anterior

CDL Jovem Chapecó promove workshop sobre comunicação no varejo

ACIC PREPARA UMA EDIÇÃO ESPECIAL Próximo

ACIC PREPARA UMA EDIÇÃO ESPECIAL

Deixe seu comentário