logo RCN

Corpo de Bombeiros e UNOESC

Corpo de Bombeiros e UNOESC firmam parceria para alunos de Medicina

LEGENDA: Aluna Thamara Koga e o comandante Marcos Alves da Silva

       A assinatura do convênio entre o Corpo de Bombeiros e a UNOESC JBA aconteceu na última sexta-feira, 18. A parceria vai possibilitar a participação dos alunos de Medicina nos atendimentos pré-hospitalares prestados pela corporação.  Representando a universidade, a acadêmica Thâmara Koga, líder da turma de Medicina, entregou ao Comandante do Corpo de Bombeiros, Marcos Alves da Silva, materiais usados no atendimento pré-hospitalar. Para o comandante da corporação, o fundamental é a participação dos alunos do curso de Medicina na atuação do Corpo de Bombeiros em atendimento pré-hospitalar, com o propósito de melhorar a qualidade do serviço. ?Nós vamos acrescentar ao conhecimento prático, adquirido no dia-a-dia, o conhecimento científico?, afirmou o comandante. A coordenadora de Medicina, profª Jussara Quadros informou que a participação dos alunos da 1ª fase começa a partir de agosto. ?Esta parceria visa treinar os alunos durante os plantões com o Corpo de Bombeiros, beneficiando não só os futuros profissionais e a corporação, como também toda a comunidade?.

Medicina ganha laboratório para exercício de atendimentos de urgência e emergência

      O Laboratório de Habilidades oferece equipamentos de alto custo com tecnologia de ponta, permitindo o aprendizado dinâmico através de simuladores para treinamento de todos os procedimentos médicos, principalmente, os de urgência e emergência. Com manequins importados da Alemanha e materiais anatômicos artificiais, os alunos irão aperfeiçoar procedimentos como intubação, colocação de sondas e pulsação.

SAMU é tema de palestra

       O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi criado pelo Ministério da Saúde para implementar a assistência pré-hospitalar através do SUS (Sistema Único de Saúde) e está sendo implantado em todo o país. O coordenador do serviço em Santa Catarina, César Augusto Nitschke, foi convidado pela universidade para expor a realidade do atendimento médico de urgência no Estado. Além dos alunos e professores do curso de Medicina, estavam presentes ainda, secretários municipais de Saúde da região de Joaçaba e profissionais da área.

 

                                   

ALUNOS AJUDAM NO COMBATE À FOME ATRAVÉS DO SAE

 

        O Serviço de Apoio ao Estudante ? SAE da UNOESC-Jba, interessado em contribuir com a diminuição das desigualdades sociais, partiu do princípio de atender uma das necessidades básicas dos cidadãos carentes de Joaçaba e região: a fome. Os alunos contemplados com Bolsas de Estudo de Filantropia e do Art. 170, em contra-partida ao benefício recebido, prestam trabalhos voluntários em Instituições Filantrópicas devidamente cadastradas nos Conselhos Municipais de Assistência Social ou efetuam doações de alimentos. Os alunos interessados em fazer as doações de alimentos têm a opção de contribuir com uma caixa de leite (contendo 12 litros) ou um kit alimentação (composto por: 1 litro de leite, 1 Kg de farinha de trigo, 1 Kg de farinha de fubá, 1 Kg de açúcar, 1 lata de óleo, meia dúzia de ovos e 1 suco). A grande parte das arrecadações é destinada ao Projeto Saúde 10 (da Área de Ciências Biológicas e da Saúde) para proporcionar lanches às crianças e aos adolescentes carentes atendidos. Registra-se que já foram repassados, aproximadamente, 5.000Kg de alimentos a este Projeto. As demais doações são repassadas a Instituições Filantrópicas não governamentais de Joaçaba e região tais como a Associação Bocado do Pobre e a Creche Irmã Scheila, que já receberam, ao todo, nesses dois meses, 4.500 Kg de alimentos. Engajados na luta pela erradicação da fome no Brasil, queremos contribuir para um futuro melhor dos cidadãos brasileiros.

 

 

 

 

 

 

 

Anterior

Ligeirinho

Próximo

Segurança Dragon

Deixe seu comentário