logo RCN

Construção Civil

Construção Civil: Uma visão do crescimento de Capinzal e região

Durante aproximadamente uma década, as cidades de Capinzal e da região passaram por uma fase de mudanças significativas no seu aspecto urbano, tanto na sua expansão horizontal quanto vertical.

            Tomando como referência a cidade de Capinzal, percebe-se claramente que em conseqüência da necessidade da concentração de moradia e serviços no centro, os lotes urbanos passaram a ser mais valorizados, gerando desta forma duas situações de maior significância:

-                      A construção de edificações verticais, otimizando a utilização e o aproveitamento dos terrenos centrais;

-                      A criação de áreas de expansão horizontais, formando aglomerados urbanos na periferia, que praticamente já têm vida própria.

Em ambos os casos aqui abordados, a construção civil é peça chave neste processo, pois surgiu a necessidade de criar novos mecanismos para viabilizar a construção de edificações. Nos bairros predominam edificações residenciais e residenciais/comerciais em média com um ou dois pavimentos. No centro, houve a necessidade de construção de prédios com vários pavimentos, cujo custo é alto para que apenas um investidor aplique recursos, surgindo então a necessidade de construir de forma associativa.

Uma das empresas que tornou realidade este sistema construtivo foi a Sertrex ? Andreoni Jr. Construções e Empreendimentos ltda., sendo esta empresa uma das principais envolvidas nesta fase de mudanças na ?fotografia? de Capinzal. Na oportunidade, buscamos a opinião do Engenheiro Civil Ruites Valmir Andreoni Jr., proprietário da empresa Sertrex, em busca de sua opinião sobre este assunto.

Segundo o Eng. Ruites, que também é pós graduado com o título de Especialista em Engenharia de Construção Civil, formado em Técnico em Transações Imobiliárias, com cursos e experiência em avaliações de imóveis, a maior dificuldade no processo de construção de forma associativa é ?a formação de um grupo de pessoas interessadas em investir em um imóvel com características que atendam a necessidade comum a todos, sendo esta a principal estratégia de negócios da nossa empresa,? esta etapa é considerada pelo Eng. ?a etapa que possui maior valor no empreendimento como um todo. As características do futuro empreendimento de forma sucinta vão desde a escolha correta do terreno, concepção do projeto, compatibilização/aprovação dos projetos complementares, adesão (venda) dos futuros condôminos e a  execução da obra propriamente dita.?

Na sua opinião, como está o mercado da construção civil hoje em Capinzal ?

-                      Eu diria que de recessivo a equilibrado com tendências a melhorar. No momento atual o valor de mercado de um imóvel central novo está bastante próximo do custo de reprodução da edificação mais o valor do terreno ou fração dele (no caso de condomínios). Há aproximadamente 5 anos atrás, o valor de mercado estava maior que o custo, passou por uma fase em que isto se inverteu, ou seja, gastava-se mais para construir do que o valor do imóvel concluído. Nossa expectativa é que num futuro recente o mercado melhore e os imóveis passem novamente a valer mais do que custaram, viabilizando novos empreendimentos.

O senhor considera que existe falta ou sobra de imóveis em nossa cidade ?

-                      Como citei anteriormente, está equilibrado, vai depender do crescimento populacional, processos migratórios, renovação dos imóveis cuja vida útil se esgotou, dentre outros. Não vejo falta de imóveis com as características até agora abordadas, porém não existem vazios nas edificações.

Sua empresa já executou várias obras, quais o senhor gostaria de destacar?

-                      Obviamente que todas as obras que nós projetamos e executamos são importantes e temos orgulho das mesmas, mas eu tenho carinho especial pelos condomínios que executamos e estamos executando: Residencial Vivaldi, Edifício Villa Lobos, Residencial Beethoven, Residencial Tom Jobim que já estão concluídos e o Centro Comercial Aníbal Ferro que está em fase de conclusão. Somente estas obras representam 32 unidades residenciais entregues num período aproximado de três anos. O CC Aníbal Ferro possui 40 salas comerciais, numa área construída de 4.624,42m2.

Existe uma estatística que quantifique as obras projetadas e executadas por seu intermédio ou pela sua empresa ?

-                      Tomando como referência as obras anotadas no CREA-SC, temos hoje concluídas, sem contar as obras em andamento, em torno de 150.000,00m2 de obras residenciais, comerciais, industriais, especiais etc., em treze anos de atuação. Executamos também algumas obras públicas, cerca de 5% do total, ou seja, 95% das nossas obras foram contratadas pela iniciativa privada.

O seu trabalho junto ao Governo do Estado, mais especificamente na Gerência da Infraestrutura da 7a. SDR em Joaçaba pode interferir na sua empresa ?

-                      Na medida do possível temos conciliado as atividades. Eu sempre tive vontade de dar minha parcela de contribuição à comunidade e participar de algo que trouxesse benefício a uma população maior. Como fui convidado por lideranças políticaspelas as quais tenho grande respeito e admiração, aceitei este desafio. É importante lembrar que estamos atuando na empresa pelo período da manhã, onde além das obras citadas anteriormente, desenvolvemos projetos na área de construção civil, avaliações, perícias e demais atividades do ramo.

Além das obras destacadas anteriormente, gostaria de comentar algo mais sobre as obras executadas ?

-                      Além de Capinzal e Ouro, as cidades de Piratuba e Ipira sempre nos acolheram com grande demonstração de confiança em nosso trabalho. Já atuamos também em outras cidades como Zortéa, Joaçaba, Campos Novos... As obras residenciais unifamiliares também são de grande realização pessoal, pois são não apenas a execução de uma obra, mas a viabilização de um lar para as famílias.

Uma opinião sobre o futuro da construção civil em Capinzal e região e os planos de sua empresa:

-                      Eu acho que a tendência de Capinzal é continuar crescendo, pois eu considero esta cidade e região um oásis de desenvolvimento. Já temos elaborado um estudo para a construção do Residencial Mozart, que pretendemos lançar após a conclusão do Centro Comercial Aníbal Ferro. Acreditamos que com o crescimento e desenvolvimento de Capinzal e região conseqüentemente surge a necessidade de espaços para abrigar famílias, empresas, escolas, dentre outros.

 

Anterior

Programa de Competitividade Alimentos Seguros

Próximo

Festa de comunidade no município de Ouro

Deixe seu comentário