logo RCN

Conselho de Desenv. Ind. Comércio e Turismo

INCOTUR conhece Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Capinzal

      A Sub-Comissão de Agricultura e o Conselho Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Capinzal apresentaram na terça-feira, dia 20 de julho, o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável às lideranças que compõe o INCOTUR (Conselho de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Turismo). O evento aconteceu no Bar e Restaurante do Cabeção, anexo ao CTG Sinuelo do Vale.

        Elaborado com a participação dos agricultores em reuniões comunitárias e seminários micro-regionais, o Plano trás dezenas de proporções levantadas pelos agricultores, divididas em quatro eixos: 1º Eixo ? Organização dos Agricultores: Neste eixo são previstas ações  que visam organizar os agricultores em associações e pequenas cooperativas para compra e venda de produtos e aquisições e uso de máquinas agrícolas, implantação de agroindústrias familiares, realização de feiras e eventos de formação e capacitação, luta por crédito e seguro agrícola e combate ao êxodo rural. 2º eixo ? Assistência Técnica: Estão previstas ações que vão desde a busca de novas culturas e novas alternativas até a implantação de uma política  pública de assistência técnica especializada em questões como a produção agro-ecológica, vigilância sanitária e agroindústria familiar.3º eixo ? Meio Ambiente: São ações que visam melhorar o manejo da água dos dejetos suínos, a preservação do solo e a adequação ambiental visando uma agricultura ecologicamente sustentável. 4º eixo ? Programas e Serviços: Contém propostas que visam melhorar as estradas vicinais, critérios para a patrulha agrícola mecanizada, serviços da Prefeitura dentro das propriedades e a melhoria nas políticas públicas como Saúde e Educação prestadas aos agricultores.

       O Professor Chico Araújo ao apresentar o Plano, mostrou que parra cada ação estão previstos os prazos (quando) para a execução, os responsáveis (quem vai fazer), os recursos (humanos, materiais e financeiros) necessários, as Entidades de apoio (quem vai acompanhar e ajudar) e a metodologia (como as ações serão executadas).

       A parceria entre a Sub-Comissão de Agricultura, o Conselho Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, a Prefeitura, Epagri e demais Entidades, com a assessoria do CEPAGRI de Caçador, possibilitou a elaboração de um plano inédito para Capinzal, por isso, foi digno de elogio de todos o presente.

        Segundo o Secretário de Agricultura, Volmar Betiolo, este Plano atende aos anseios dos agricultores e este é um dos objetivos de sua pasta: atuar em sintonia com os interesses do agricultor. Para a Coordenadora do Conselho Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Vilmar Reck da Epagri explicou que o grande desafio, agora, é colocar em prática essas ações.

       Para o Professor Chico, a metodologia utilizada para a elaboração do Plano desencadeou um processo educativo tanto para os conselheiros quanto para os agricultores, que puderam, durante as discussões, refletirem sobre a sua atividade e o contexto em que estão colocados os problemas da agricultura e do meio ambiente, hoje, Zanini, que é o Presidente do INCOTUR, parabenizou os conselheiros e colocou-se a disposição para apoiar e ajudar na execução do Plano.

        

Anterior

Meio Ambiente

Próximo

23ª Festa do Colono em Ouro

Deixe seu comentário