logo RCN

Comemora-se a semana da Àrvore

Do dia 21 a 26 de setembro comemora-se a semana da Àrvore

"Aprenda a amar as árvores e aprenderá amar a si mesmo"

 

        Porque a natureza deu à arvore centenas e centenas de anos, e para os homens e outros animais, poucos anos de vida? Será que a natureza é incoerente ou inteligente!! Bem, não é difícil responder estas perguntas. A arvore nos dá seu fruto,  sua sombra, cura nossas enfermidades,  o ar puro que respiramos, protege a terra, rios e as nascentes. E o que damos a ela em troca?  Damos machadadas, jogamos veneno, as queimamos, tiramos seu espaço...

        Por que plantar uma árvore?

As árvores podem promover diversos benefícios nas áreas urbanas, como:

regularidade do clima, redução da poluição atmosférica, melhoria do ciclo hidrológico (melhor regularidade de chuvas), redução da velocidade dos ventos, melhoria das condições do solo urbano, aumento da diversidade e quantidade da fauna nas cidades, especialmente de pássaros, melhoria das condições acústicas, diminuindo a poluição sonora, opções de recreação e lazer em parques, praças e jardins valorização dos imóveis embelezamento das cidades as árvores nas cidades são habitat para inúmeras espécies de aves.

        Diga "Não" a mutilação de árvores.

Árvores na zona urbana e poda é uma relação tão arraigada na mente das pessoas, que muitas vezes se cometem grandes erros sob a ilusão de estar realizando a prática mais acertada. A poda de árvores é uma agressão a um organismo vivo - a árvore - que possui estrutura e funções bem definidas e alguns mecanismos e processos de defesa contra seus inimigos naturais. Contra a poda e suas conseqüências danosas não existe defesa, a não ser a tentativa de recompor a estrutura original, definida geneticamente.

         A poda deve ser realizada para formação da planta, para retirada de galhos doentes, ou excesso de ramificações, procurando sempre manter a harmonia e estética natural da planta.

        Defenda sua árvore

Procure não deixar que Prefeituras e Cia Eletricas fiquem podando indiscriminadamente sua árvore, peça que passem os fios por baixo da terra, pois assim os  fios não estarão exposto ao sol nem a chuva além de menores danos a fiação, sua árvore não precisará ser mutilada, brigue  se for necessário mas defenda sua árvore, e mesmo que alguns galhos estão sobre sua casa, vale a pena de vez em quando limpar as calhas, precisamos aprender a respeitar a natureza se pretendemos permanecer neste planeta.

         As árvores que dignificam as nossas praças e avenidas, embelezam os nossos jardins e parques e margeiam os nossos arruamentos, são um elemento essencial de qualidade de vida, autênticos oásis no ?deserto? que são tantos dos nossos espaços urbanos atuais.    E, no entanto, a árvore no espaço urbano é um ser deslocado do seu meio natural, obrigado a dividir o seu espaço aéreo vital com prédios, fios elétricos e postes, a suportar o massacre das suas raízes por condutas, tubos e revestimentos impermeáveis, a sofrer a asfixia das suas folhas por poluentes, a sujeitar-se a todo o tipo de agressões ...

Eliâne Bianchi Santos

Paisagista

ebs@unoescjba.edu.br

 

 

 

Anterior

Grupo de Dança Italiana de Capinzal

Próximo

Recém nascida

Deixe seu comentário