logo RCN

Centenário de Vicente Basei

Vicente Basei completou 100 anos de idade no dia 22 de janeiro de 2004

A Família Basei, radicada no interior de Capinzal, comunidade rural de Linha Gramado desde 1935, está feliz por poder comemorar o centenário de vida daquele que veio para esta região, ainda quando tudo faltava. A história desta Família começou  com o Sr. Vicente Basei, nascido em 21/01/1094, no interior do município de Farroupilha, na Serra Gaúcha. Filho de integrantes italianos (Francesco Basei e Maria Tognetta), casou-se em Farroupilha dia 03/10/1925 com Odila Peccin, data que migraram para Santa Catarina, em busca de novas terras para criarem sua Família.

       Foi na comunidade de Linha São Paulo, interior de Piratuba, que o Sr. Vicente se estabeleceu em nosso Estado, onde permaneceu durante os primeiros dez anos e após veio até Linha Gramado, onde está até hoje. Sua vinda para Capinzal, na época Campos Novos, foi para construir uma Serraria para o Sr. Domingos Pellizzaro, do qual foi grande amigo. Bom marceneiro e carpinteiro, construiu serrarias e tafonas nas comunidades vizinhas, atividade que lhe deu sustento e pode criar a numerosa Família, aliada é claro a produção da agropecuária e também ao extrativismo da madeira, abundante na terra que comprada na época, duas colônias (24 alqueires).

       Conta o Sr. Vicente Basei, que na época, era mais importante ter vizinhos do que terra. Como prova disso cedeu uma colônia para o Sr. Hermes Berzzagui que veio também da Serra Gaúcha para ser seu vizinho e onde também criou numerosa Família.

       O nono Basei como é chamado pela Família, é a última testemunha há vida das comunidades rurais circunvizinhas, responsáveis pelas aberturas das terras e início do cultivo agrícola. Conta ainda com lucidez, as dificuldades por que passou para criar os primeiros dos 11 filhos, em meio a mata e sem recursos de saúde, transportes, etc...

       Ficou viúvo em 1969 e desde então mora com o filho Nélson Basei. Dos 11 filhos que teve com a esposa Odila, três faleceram antes de completarem 3 anos de idade e 08 tornaram-se adultos e constituíram famílias, tendo gerado até o momento a seguinte filiação: 43 netos, 90 bisnetos e 24 tataranetos.

       No sábado, 24 de janeiro de 2004, a Família organizou um encontro festivo, no Centro Comunitário de Linha Gramado, para comemorar os 100 anos do Nono Basei, onde convidaram toda a descendência e muitos amigos que o próprio aniversariante fez questão de ajudar elaborar a lista. O encontro com uma celebração (missa) em ação a vida, celebrada pelo ex-vigário da Igreja Matriz São Paulo Apóstolo, amigo da família, Frei David Colle, que veio de São Lourenço do Oeste, especialmente para atender o convite do aniversariante. Após houve um natural congraçamento entre os familiares e amigos, seguido de uma churrascada.

        A Família de seu Nelson e Maria Basei, seus filhos e inúmeros colaboradores, agradecem a todos pela presença e afirmam que o esforço, as horas de trabalho e dedicação na organização do evento foi recompensado pela alegria de poder juntar, em torno do aniversário dos 100 anos do Sr. Vicente, tantos parentes e amigos para um bonito congraçamento.

       Reportagem Fotográfica e de filmagem: do Foto SURDI.

 

Anterior

Homenagem póstuma

Próximo

Danielli Cassiano

Deixe seu comentário