logo RCN

Capinzal recebe Prêmio Expressão de Ecologia

Termo de ajustamento de conduta possibilita à Perdigão doar veículos à diversas instituições

A Perdigão recebeu, no dia 25/11, o Prêmio Expressão de Ecologia, conferido pela revista Expressão, na categoria Controle da Poluição ? Setor Alimentos. A iniciativa da mais importante revista da região Sul premia o trabalho desenvolvido pela unidade de Capinzal (SC), e é mais um importante reconhecimento à atuação ambiental da empresa. Em sua 11ª edição, o prêmio teve como tema principal a questão da água ? já que 2003 foi eleito pela ONU como o Ano Internacional da Água Doce.

      A unidade industrial de Capinzal ficou em primeiro lugar pelo programa que desenvolveu com o objetivo de conciliar desenvolvimento econômico e preservação. Desde 1991 foram investidos na unidade, que processa 700 toneladas por dia de produtos, cerca de R$ 1 milhão em ações e mudanças de processos para redução do consumo de água e da carga orgânica, instalação de equipamentos e ampliação da estrutura para destinação final do efluente.

       É a terceira vez que a Perdigão conquista o Prêmio Expressão de Ecologia, uma das iniciativas de maior prestígio nessa área. Em 1995, a  unidade de Videira (SC), foi premiada pelo programa ?Controle da Poluição ? Alimentos?. Em 2001, foi a vez de Serafina Corrêa (RS), com ?Produção com sustentabilidade ambiental?. Como agora, as duas foram vencedoras na categoria Controle de Poluição.

DOAÇÕES

       Mesmo com uma política ambiental séria e responsável implementada pela Perdigão em todas as suas unidades, incidentes isolados podem ocorrer em função do complexo processo de produção que a atividade exige. Em 2001, uma falha no sistema de tratamento de efluentes da fábrica de Capinzal provocou poluição hídrica no Lageado Santa Cruz. A Empresa agiu com transparência, neutralizando, rapidamente, os efeitos da ocorrência.

       Agora, dois anos depois, o Ministério Público Estadual, através da promotora Karla Bárdio Meirelles Menegotto, propôs como medida compensatória a reparação de eventuais danos causados quando do acidente em 2001, a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta pelo qual a Perdigão está fazendo doações de veículos a diversas entidades.

      Foram beneficiados os Conselhos Tutelares de Capinzal, Ouro, Ipira, Lacerdópolis e Piratuba. O comando de Polícia Militar de Proteção Ambiental de Herval D?Oeste e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Capinzal.

 

Anterior

Cohab busca a solução na dívida da casa própria

Próximo

Almoço de Aniversário

Deixe seu comentário