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Canhoto e a pavimentação asfáltica

Canhoto foi o grande fomentador da pavimentação asfáltica da Estrada da Produção

Leonildo Bortoli, popularmente conhecido por Canhoto, há muitos anos apresentou sugestões de pavimentação asfáltica da Estrada da Produção, sendo a ligação das BR-282, SC-303, SC-458 e BR-470.

        Uma de suas iniciativas foi dar entrevista para este Semanário, na edição de nº151, de 15 de fevereiro de 1993, matéria intitulada ?Estrada da Produção visa progresso?. Ele se referia à pavimentação da estrada de 32 quilômetros de Presidente Castelo Branco até o município de Ouro, passando pelo Distrito de Santa Lúcia. Depois que fosse concluída a pavimentação da SC-458 Capinzal, Zortéa a Campos Novos e a construção da Ponte de Barracão.

        Que se diga, a Ponte de Barracão foi construída e a pavimentação da Estrada de Capinzal a Campos Novos foi concluída, restando pavimentarem a ligação de Presidente Castelo Branco a Ouro para que sua sugestão seja completamente atendida.

        É bom registrar, Canhoto era amigo do peito de Hilton Pedro Paggi, outro grande defensor da conclusão da pavimentação asfáltica da SC-458, para tanto, foi o Prefeito que realmente lutou por esse feito, prova disto, lançou o Projeto Desafio com a construção de mais de 200 residências para que o Estado no governo de Vilson Pedro Kleinübing desse como contrapartida a construção do asfalto. Paggi e Kleinübing honraram com a palavra, um viabilizou a construção de casas populares que amenizou o déficit habitacional e Kleinübing prosseguiu investindo recursos próprios na estrada. Mais tarde abandonada por Paulo Afonso Evangelista Vieira, em seguida veio Esperidião Amin Helou Filho e colocou no BID-4 contando com o voto favorável do deputado estadual Romildo Titon, culminando o Governo de Luiz Henrique da Silveira deu a contrapartida para a concretização de um antigo sonho.     

        O ex-vereador pelo PMDB e ex-empresário capinzalense Leonildo Bortoli (o Canhoto), assim se manifestou: ?Espero que os prefeitos eleitos para administrarem os destinos dos municípios na gestão 93/96, se mobilizem num movimento forte e organizado na região envolvendo empresários, CDL?s, sindicatos e cobrando a participação de deputados estaduais e federais, para a conclusão da pavimentação asfáltica da Estrada da Produção?.

        Esta antiga aspiração sendo concretizada, servirá para o escoamento de produtos da economia catarinense, principalmente no setor agropecuário e encurtará a distância até o litoral do Estado.

        Com a conclusão da ponte de Barracão, na divisa de Campos Novos (SC) e Barracão (RS), por ele também apontado, encurtou a distância até Porto Alegre (RS) em aproximadamente 100 quilômetros.

        Segundo Canhoto, em governos passado havia sido traçado uma estrada que passaria na Linha Residência (Capinzal), onde seria ali construída a segunda ponte sobre o Rio do Peixe, servindo para desviar o trânsito de veículos do centro das cidades de Capinzal e Ouro.

        Na Administração Municipal de Apolônio Spadini, 73/77, conseguiu trazer para Capinzal a primeira linha de ônibus da região, que é feita até hoje pela Empresa Reunidas, saindo de Porto União até Piratuba, a qual veio aumentar suas linhas de abrangência. Antes disto, só existia o transporte coletivo feito pela Empresa Expresso Ipira, a qual não atendia as necessidades da comunidade.

        Na gestão Administrativa 83/89, de Celso Farina, quando a Câmara Municipal de Vereadores concedeu o título de ?Honra ao Mérito? ao Dr. Paulo Macarini, Dr. Lourenço Brancher e Dr. Ricardo Baratieri, na mesma ocasião foi atendido seu pedido de implantação de uma Agência da Previdência Social ? IAPAS para Capinzal, a qual é realidade, hoje INSS.

        ?Nós temos que exigir o que queremos, pois nada cai do céu de mãos-beijadas, devemos ir à luta?, foram as palavras de Canhoto.

 

         Essa matéria visa manifestar nosso reconhecimento para com Canhoto, pois ele teve visão de futuro, demonstrando claramente ser o verdadeiro representante do povo, não sendo de seu feitio fazer críticas, e sim, fazia sugestões e apontava soluções para os problemas da comunidade e região.

         Esperamos, caso venha a ser pavimentada a rodovia na interligação dos municípios de Presidente Castelo Branco e Ouro, que pelo menos essa obra venha fazer jus ao seu nome, pois ele foi defensor de muitas sugestões, mas não teve a lembrança de quem levantou a questão.

 

Leonildo Bortoli, o Canhoto, foi um homem que vislumbrava horizontes.

 

Desenho elaborado por Canhoto para dar um sentido para a dimensão da Estrada da Produção.

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