logo RCN

Câncer: Senado Federal aprova 'PL 30 Dias', de autoria de Carmen Zanotto

A proposta vai à sanção do presidente da República.

O plenário do Senado Federal aprovou na quarta-feira (16) o projeto de lei complementar, de autoria da deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), que determina prazo de 30 dias para confirmação de diagnóstico no SUS em casos de suspeita de câncer (neoplasia maligna). A proposta vai à sanção do presidente da República.

"Apelamos para a sensibilidade do presidente para sancionar o quanto antes este projeto, que é da maior importância para os milhares de pacientes que precisam de ter acesso aos exames necessários que confirmem ou não a doença", acrescentou a presidente da Frente Parlamentar Mista da Saúde.

A votação do projeto foi acompanhada das galerias por integrantes da Associação das Mulheres Mestectomizadas de Brasília (Recomeçar).

Na leitura do parecer, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que é médico,  ressaltou a relevância para avançar no tratamento da doença no país. "O prazo de 30 dias para o diagnóstico do câncer vai mudar o cenário do tratamento desta doença pelo SUS. Este projeto salva vidas", disse.
Vários senadores se revezaram da tribuna para debater a iniciativa. Dentre eles, Jorginho Mello (PL). O catarinense destacou a atuação de Carmen Zanotto em prol da saúde pública. "Ela é uma parlamentar muito comprometida com a saúde dos brasileiros", afirmou.

"Lei dos 60 Dias"

Depois de sancionada, a medida será incluída na lei, também de autoria de Carmen Zanotto, que já estipula o início do tratamento pelo SUS a no máximo 60 dias a partir do diagnóstico do câncer (12.732/12). "O objetivo é acelerar ainda mais o acesso a medicações e cirurgias necessárias pelos pacientes", acrescentou o parlamentar.                                                     

Fotos Agência Senado

Silviane Mannrich

Denise Lacerda

 

Sopelsa se reúne com secretário para debater ICMS de pequenos frigoríficos Anterior

Sopelsa se reúne com secretário para debater ICMS de pequenos frigoríficos

Sopelsa recebe relatório para reforma do IML em Concórdia Próximo

Sopelsa recebe relatório para reforma do IML em Concórdia

Deixe seu comentário