logo RCN

Câmara aprova projetos de Carmen Zanotto para enfrentamento do coronavírus

Tratam de ações do Poder Legislativo para o enfrentamento do novo coronavírus no país.

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite de terça-feira, 17, projetos de autoria da deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) que tratam de ações do Poder Legislativo para o enfrentamento do novo coronavírus no país.

A primeira proposta da parlamentar autoriza estados e municípios a destinarem saldos dos fundos de saúde em ações de combate ao Covid-19. O montante desses recursos pode chegar a R$ 6 bilhões. Aprovado por unanimidade, o texto segue para análise do Senado Federal. Os recursos que abastecem os fundos são oriundos de repasses do Ministério da Saúde. 

Na justificativa anexada à proposta, a deputada catarinense, que é relatora da comissão externa do coronavírus, diz que o objetivo é permitir que os secretários estaduais e municipais de saúde utilizem esses recursos sem que haja contestações futuras de secretários de Fazenda e do Tribunal de Contas da União. "Em um momento de pandemia com este, os secretários de saúde dos municípios e dos estados precisam ser autorizados para remanejar esses recursos que estão parados nas mais variadas contas. O momento exige ações de saúde rápidas e eficazes para combater a doença", afirmou a parlamentar.

Álcool Gel e produtos hospitalares

Também foi aprovado pela Câmara o projeto (PL 668/20) que proíbe a exportação de produtos médicos, hospitalares e de higiene essenciais ao combate à pandemia do coronavírus no Brasil. A outra proposta (PDC 87/20) suspende, por 90 dias, os efeitos de resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ampliar o acesso da população a álcool etílico hidratado na graduação de 70% em embalagens maiores.

As iniciativas foram apresentadas por Carmen Zanotto em coautoria com o presidente da comissão externa, deputado Dr. Luiz Antônio Teixeira (PP-RJ).

 

Foto: Michel Jesus\ Câmara dos Deputados

Gabinete Carmen Zanotto

Silviane Mannrich

Denise Lacerda

PARQUE TERMAL DE PIRATUBA FECHA NESTA QUINTA POR TRINTA DIAS Anterior

PARQUE TERMAL DE PIRATUBA FECHA NESTA QUINTA POR TRINTA DIAS

Joaçaba orienta sobre Decreto Estadual ao combate do Coronavírus e fechamento de estabelecimentos Próximo

Joaçaba orienta sobre Decreto Estadual ao combate do Coronavírus e fechamento de estabelecimentos

Deixe seu comentário