logo RCN

Bodas de Ouro e Jubileu Religioso

Bodas de Ouro de Deonilda/Orlando Surdi e Jubileu de Ouro da religiosa Zulmira Riquetti

      Os filhos: Neivo, Neide, Sérgio, Celso, Ires, Luis, Leocir e Marli, mais os genros, noras, netos e bisneto convidaram seus laços de amizade e principalmente de Deonilda e Orlando para a cerimônia de Bodas de Ouro do casal, realizada no dia 29 de maio, sábado, às 17 horas na Capela de Linha São Roque, município de Capinzal.

      Ele é filho de Hermínio Surdi e de Joana Surdi. Ela, filha de Marcelino Richetti e de Inês Fallavigna.

      A missa da confirmação do sim teve a sua celebração pelo Frei Luizinho Marafom, da Paróquia São Paulo Apóstolo. Na ocasião, também comemoraram o Jubileu de Ouro (50 anos de vida religiosa) da Irmã Zulmira Antonia Riquetti ? 25/12/1953 a 25/12/2003.

 

      A Irmã Zulmira, nascida na localidade de Linha Bonita (Ouro), em 1º de junho de 1933, e que foi aos dois anos morar em Nova Petrópolis, obtendo a consagração religiosa no dia do natal do ano de 1953. Cursou o primário em Nova Petrópolis e, logo depois, por falta de opção local, parou de estudar. Aos 16 anos sentiu que precisava seguir um novo caminho que a levasse a uma determinada direção.

     A jovem Zulmira buscava um novo horizonte, então seguiu a estrada indicada pelo seu coração, que era o caminho da vida religiosa, de grandes renúncias, de grandes sacrifícios, mas o mais gratificante, pois teria a oportunidade de canalizar toda a sua energia e inteligência para uma missão: fazer o bem ao seu próximo, levando-lhe força nos momentos de fraqueza e amparo nos dias de dificuldade. Foi então para a cidade de Rodeio, onde cursou e concluiu o antigo Normal Regional, equivalendo ao Ginásio, e a Escola Normal, com formação para o exercício do magistério. Depois passou a residir em Lança, no interior de Porto União, onde lecionou na escola local. Mais tarde em Timbó e em seguida em Joinville, onde atuou numa Secretaria Paroquial.

      Na Bahia atuou como missionária e na formação de outras candidatas à vida religiosa, atividade que exerce até o dia de hoje e para a qual tem muita vocação.

     Trabalhou ainda no Porto Velho (Rondônia) no Acre, e hoje cumpre sua missão evangelizadora em Espigão do Oeste, distante cerca de 500 km de Porto Velho. Ali atua como uma animadora de formação, com a Organização da Família Franciscana, trabalha na Secretaria da Província e ainda ajuda nas lides da Paróquia local. Além de seus estudos em nível médio, cursou Teologia e Filosofia, na Cidade de Petrópolis (RJ). 

     Viajou para o Peru em excursão cultural e na Itália envolveu-se com a experiência franciscana, onde conheceu a vida de São Francisco de Assis e Santa Clara.

 

      Deonilda e Orlando, depois de namorarem por dois anos, ela com 16 anos e ele, com 22, constituíram uma união muito firme.  A celebração da união matrimonial do casal aconteceu na localidade de Barra do Leão (Capinzal), sendo que dividiram sua vida entre as dificuldades e o sucesso, trabalhando juntos na lavoura, cultivando a terra e cuidando dos animais, cumprindo suas obrigações perante nossa Igreja e, sobretudo, criando e educando seus oito filhos:

-          Neivo, casado com Sueli Schuster, residentes em Verê;

-          Neide, casada com Leonir Balbinotti, residentes em São Roque;

-          Sérgio, casado com Célia Bezerra Feijó, residentes em Curitiba;

-          Celso, casado com Ivonete de Andrade, residentes em Capinzal;

-          Ires, casada com Nereu Cavalheiro, residentes em Piratuba;

-          Leocir, casado com Loiri Antunes dos Santos, residentes em Curitiba;

-          Marli, casada com Roberto Molin, residentes em Piratuba.

     Seus filhos lhes deram 16 netos e um bisneto.

     Além dos Capinzalenses que prestigiaram a celebração na Capela de São Roque e participaram do jantar no Centro Comunitário de Alto São Roque, destacamos a presença dos que vieram das cidades de Verê, Cascavel, Curitiba, Francisco Beltrão, Curitibanos, Celso Ramos, Foz do Iguaçu e Santa Helena. 

      A Associação de Moradores e a Comunidade de Alto São Roque, parabenizam ao casal Orlando e Deonilda Surdi pelas Bodas de Ouro e pelos 50 anos de Vida Religiosa de Zulmira Riquetti.

 

Celebração da Santa Missa de Bodas de Ouro e de Jubileu Religioso na Capela de São Roque

 

Filhos do casal Bodas de Ouro

 

Casal Bodas de Ouro e parte de seus respectivos familiares

 

Zulmira Riquetti e seus irmãos

 

Prefeito Nilvo Dorini e a 1ª Dama Neide (de Capinzal) com o casal Bodas de Ouro

 

 

 

 

 

 

 

 

      

Anterior

Anselmo é gente que faz a coisa acontecer

Próximo

1ª MIEPE

Deixe seu comentário