logo RCN

Bodas de Ouro de Antonio Pieri e Catarina Zotti

Bodas de Ouro de Antonio Pieri Sobrinho e Catarina Zotti

       A Bodas de Ouro de Antonio Pieri Sobrinho e Catarina Zotti aconteceu no dia 28 de fevereiro, sábado, às 9h30min., na Capela Igreja Católica Santa Catarina, sendo a missa celebrada pelo Frei Eusébio (da Paróquia São Paulo Apóstolo).

        Antonio Pieri Sobrinho é filho de José Pieri e Angelina Fabro, nascido no dia 11 de setembro de 1928, em São Manoel, município de Vacaria (RS). De origem italiana de ambos os lados, Antonio é primogênito entre 14  irmãos.

        Aos cinco anos de idade Antonio muda-se para a localidade de Canudos, município de Machadinho (RS). Com 14 anos Antonio assumiu o trabalho de balseiro junto à balsa de Volta Grande, que na época ? era tocada a remo. Antonio, além de bom balseiro era um exímio pescador.

       Catarina Zotti nasceu em 23 de maio de 1929. Gaúcha, natural de Tupanci, sendo ela de uma família de 14 irmãos, sendo a primeira a dar alegria aos pais Vicente Zotti e Josefina Daros, ambos de origem italiana.

      Catarina era uma menina muito dedicada, sendo que desde cedo ajudava os pais na lavoura e nas horas de folga aprendia bordado, tricô, crochê e costura por conta própria.

        Até os 23 anos viveu em Tupanci, em cuja cidade conheceu Antonio em uma festa. Era por volta do ano de 1952.

        Casaram-se dois anos depois, em 27 de fevereiro de 1954, há 50 anos atrás. O casamento religioso ocorreu em Tupanci mesmo e, o Civil, na cidade de Machadinho.

       Tão logo contraíram  as núpcias, foram morar em Canudos ? Machadinho (RS).

       Por esta época Antonio já havia deixado o ofício de balseiro e passou a se dedicar ao trabalho da roça. Catarina também acostumada a plantar e colher ajudava o marido em tudo. Porém, para complementar a renda da família, foi aperfeiçoando a profissão de costureira e pela parte da noite fazia vestidos para noivas e ternos, além de outros tipos de costura. 

      No período de 1954 a 1967, em Canudos, ali nasceram sete dos oito filhos do casal. Nomes dos filhos, por ordem de idade: Salete, Nelci, Nézio, Nelson, Noeli, Marli, Maria Bernardete e Sérgio.

      No ano de 1967, finalmente passaram o rio e chegaram à terra de Santa Catarina. Agudo, que na época era distrito de Campos Novos, hoje, a localidade pertence ao município de Zortéa, sendo o novo chão do casal e de seus respectivos filhos.

     A recepção aos convidados que presenciaram a bonita celebração do Casamento Bodas de Ouro, aconteceu no Agudo/Pontão, no interior do município de Zortéa.  

     Parabéns ao casal pelo belo exemplo de vida conjugal, respectivamente parabenizamos a filhos (as) e demais laços familiares por se manterem uma família unida e amável.

      Reportagem fotográfica: Foto SURDI e reportagem jornalística Jornal Regional O TEMPO. 

 

Casal Bodas de Ouro e casal Valdomiro Santos (completa 86 anos dia 31/03) e Elvira Gotardo Santos (completa 77 anos em 16/10), fizeram 61 anos de casamento na data de 27 de fevereiro de 2004.

 

Remilton Andrioni/vice-prefeito e esposa Arcilei Andrioni, Casal  Bodas de Ouro: Antonio e Catarina, Sônia T. Rossa Mantovani (1ª Dama do município de Zortéa) e o prefeito Alcides Mantovani.

Anterior

Atividades vão marcar a semana da água

Próximo

Gilmar Gotardo

Deixe seu comentário