logo RCN

Banda Municipal de Capinzal

Ex Integrante da Banda dos Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro ficou encantado com o desempenho da Banda Campeã Estadual.

Capinzal - A Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Capinzal recebeu na semana que passou um CD de vídeo (Windows Media Player), do músico Sebastião da Cruz, retratando todo o desfile da Banda Municipal de Capinzal, campeã estadual, título conquistado no 11º Concurso Estadual de Bandas no mês de julho em Jaraguá do Sul. 

         O Material proveniente da cidade de Santa Amaro da Imperatriz, na grande Florianópolis, chegou acompanhado de uma bela carta, que retrata facilmente ao leitor o que significou para o músico a apresentação da representação de Capinzal naquele evento. Eis na integra o seu conteúdo repassado a imprensa por Ailton Viel, assessor de Comunicação Social da Prefeitura:

?Estive em Jaraguá do Sul, nos dias 26 e 27 de julho último, como espectador anônimo, do 11º Concurso Estadual de Bandas e Fanfarras de Santa Catarina. Gostei da apresentação de todas as corporações musicais, mas nenhuma delas me entusiasmou tanto quanto a Banda Municipal de Capinzal. O seu rompimento de marcha com seu vibrante grito de guerra ?Capinzal? ; sua cadência impecável; o entusiasmo de seus musicistas; a postura marcial do Mor; a graciosidade e habilidade da Baliza; a perfeita coordenação do Corpo Coreográfico e Pelotão de Bandeiras; tudo isso leva ao reconhecimento da sabedoria e competência de seu Maestro, que certamente obteve esse inigualável desempenho  ao ensaio metódico, mercê da perseverança de seus integrantes e elevada habilidade profissional.

        O dobrado ?Dois Corações?, com que a Banda desfilou, levou-me aos tempos de criança, quando comecei meus estudos de música. Aí, então, logo que ouvi seus primeiros acordes, percebi algo diferente, das demais Bandas, que havia assistido. A Banda de Capinzal transmitia garra, alegria, tenacidade, vivacidade e muita energia. A sua Baliza comunicava-se com o público mostrando um largo sorriso no rosto. As moças do Pelotão de Bandeiras, com semblantes sérios transmitiam rigidez e firmeza, como aqueles soldados que vão para a guerra. O Corpo Coreográfico com movimentos perfeitos alternava sua evolução entre a leveza do espaço e a solidez do solo. Os seus músicos enchiam o ginásio de vida e emoção, engrandecendo e valorizando aquele encontro de Bandas, e, certamente, acima de tudo, divulgando sua cidade.

        Realizei a filmagem de algumas Bandas e estou enviando, neste envelope, um CD de vídeo (Windows Media Player), que apesar de ser um trabalho amador, poderá mostrar um pouco daquilo que citei acima.

        Um abraço, e, parabéns por vossa Banda.

        Segundo apurou Ailton Viel, Sebastião da Cruz é militar aposentado da Marinha do Brasil e foi integrante da Banda dos Fuzileiros Navais do Estado do Rio de Janeiro. É professor de Língua Portuguesa. Divide seu tempo em atividades no Rio de Janeiro, Salvador e em Santo Amaro da Imperatriz aqui no Estado de Santa Catarina. O CD de vídeo, já canalizado para o acervo histórico do Departamento de Cultura, ao contrário do que afirmou o músico, é de ótima qualidade.

.

 

Anterior

Posse do COMEN de Capinzal

Próximo

Serviço Militar

Deixe seu comentário